19/07/2024 às 00h37min - Atualizada em 19/07/2024 às 00h37min

Aos avós

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Os anos noventa até o início de 2000 marcaram a segunda era de ouro da comédia romântica, inspirada na primeira a partir dos anos trinta. Astros de ação e especialistas em drama se renderam ao gênero até a intervenção do politicamente correto tanto na comédia quanto no romance, obrigando lendas como Gene Wilder a se aposentar precocemente em 2003: "Eu percebi que gosto do show, mas não gosto do negócio" —- justificou o ator falecido em 2016, aos 83 anos. Porém, os quase centenários Anthony Hopkins e Robert Redford,  principalmente Clint Eastwood e Jack Nicholson aprenderam a chorar desde a crise de meia idade até a terceira idade. 
Na trama de Alguém Tem que Ceder (2003), disponível no Prime Vídeo, o playboy profissional Harry Sanborn (Nicholson) só admite sair com mulheres de vinte anos; até um infarto leve, obrigá-lo a conviver com a mãe de sua namorada numa casa de praia luxuosa. Durante uma semana, a famosa escritora Erica Barry (Diane Keaton) amolece o coração daquele bon vivant, fazendo-o repensar seus conceitos; constituir família e ser avô. O pândego iluminado, contudo, terá de obstruir do caminho o médico galã Julian (Keanu Reeves) ao mesmo tempo que o ator finaliza a trilogia Matrix ao lado de Carrie-Anne Moss e Monica Bellucci. Esse delicioso roteiro retrata o sexo depois dos sessenta de forma divertida e moderna: com viagra e a primeira cena de nudez frontal de Diane Keaton.
Outrora um oficial de cavalaria, o Coronel William Ludlow (Anthony Hopkins) decide se aposentar em razão dos massacres de nativos pelo governo dos EUA, mudando-se para os confins de Montana, embora a esposa não o acompanhe, mas apenas um amigo do povo indígena Cree que o ajudou a criar os três filhos. Tristan (Brad Pitt) apesar dos fortes laços de família é avesso à civilização após ter sido criado como um selvagem pelos índios. Em oposição, Alfred (Aidan Quinn) se torna um político aliado do governo após defender o país na Primeira Guerra Mundial para desespero do pai e ex-militar. Ocorre que Tristan e Alfred se apaixonam perdidamente pela esposa de Samuel (Henry Thomas), a bela Susannah (Julia Ormond); por isso Lendas da Paixão (1994), ou “Legends of the Fall” em inglês, simboliza a queda do Paraíso e o retorno junto ao Pai novamente.
Nossas Noites (2017), da Netflix, é uma adaptação do romance de Kent Haruf "Our Souls at Night", escrito poucos meses antes de sua morte por câncer de pulmão em novembro de 2014 e publicado postumamente em maio de 2015. Essa é a quarta vez que Jane Fonda e Robert Redford atuam juntos. A primeira foi há exatos 50 anos em A Caçada Humana (1966). Na fictícia cidadezinha de Holt, no Colorado, os viúvos Louis e Addie  são vizinhos há décadas e mal se conhecem, até ela sugerir que passem uma noite juntos, sem sexo, apenas com o intuito de combater a solidão. Mais tarde, porém, o casal recebe o neto de Addie e oferece ao garotinho um passeio pelas montanhas, um pet adulto para ele cuidar e um ferrorama em troca de jogos no celular. Isso acaba conquistando-o para sempre.
Clint Eastwood, a partir dos anos oitenta, deixou de ser um cowboy turrão para revelar ao público o seu lado emotivo dirigindo filmes tradicionais e progressistas ao mesmo tempo: como o faroeste revisionista, Os Imperdoáveis, Menina de Ouro e Gran Torino: voltado para a cultura Woke. 
Em As Pontes de Madison (1995), Francesca Johnson (Meryl Streep) é uma imigrante italiana de Bari, vivendo numa fazenda em Iowa com o marido e os dois filhos em 1965. Acontece que na ausência deles por uma semana aquela dona de casa se apaixona por um fotojornalista sem endereço fixo que a conquista à moda antiga: o flete, o telefonema, o lugar, o jantar, a valsa, e finalmente: o beijo romântico. Apesar de escolher cuidar do marido debilitado no final, Francesca se une a Robert (Eastwood) depois da morte, cuja carta lida pelos filhos no presente faz Michael renovar o casamento enquanto Carolyn se separa do marido. Esse foi o último grande drama romântico norte-americano puro e autêntico: a maioria possui uma visão cínica sobre o amor grandioso entre duas pessoas, de modo a desconstruí-lo ao invés de louvá-lo hoje em dia.

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