12/09/2024 às 23h18min - Atualizada em 12/09/2024 às 23h18min
A outra face de James Bond
Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com
Para se tornar o pai de James Bond o escritor Ian Fleming ao lado do primo Christopher Lee, conhecido como o Homem com a Pistola de Ouro, coordenaram um esquadrão de elite fundado pelo primeiro ministro britânico Winston Churchill, os quais fomentaram a criação dos Seals americanos como a entrada do país na Segunda Guerra a partir de 1941. O tremendo sucesso daquela missão, além da criação do agente britânico mais famoso do mundo gerou um filme dirigido por Guy Ritchie, baseado no livro de Damien Lewis. Em Guerra sem Regras (2024), disponível no Prime Vídeo, aqueles soldados nada convencionais, liderados por Gus March-Phillipps (Henry Cavill) e Anders Lassen (Alan Ritchson) receberam a missão de afundar o navio de suprimentos italiano Duchessa D'Aosta e dois rebocadores (Bibundi e Likomba), encarregados de toda a manutenção, rearmamento e reparo da frota de U-Boats de Hitler no Oceano Atlântico. Ocorre que para a Operação Postmaster dar certo os espiões estrategistas Marjorie Stewart (Eiza Gonzalez) e Richard Heron (Babs Olusanmokun) tiveram que roubar os planos daquele navio na frente dos nazistas. Gus e Marjorie logo se casaram da vida real embora quem prestou serviço à Vossa Majestade no cinema foi Marjorie: com Little Big Shot e The Lost King na década de 1950 porque o marido que inspirou 007 foi morto em ação durante a Operação Aquatint em setembro de 1942.
Com o fim da Crise dos Mísseis de Cuba e a estreia de seu personagem mais famoso no cinema, Ian Fleming idealizou uma série de TV em 1964, adaptada também por Guy Ritchie no cinema. Em O Agente da U.N.C.L.E (2015), disponível no Max, a CIA e a KGB, conhecidas por se unirem quando necessário, se juntam novamente recrutando seus melhores agentes secretos após um grupo de neonazistas enriquecer urânio. Acontece que o gatuno galanteador Napoleon Solo (Henry Cavill) e o comunista esquentadinho Illya Kuryakin (Armie Hammer) precisam resolver as diferenças antes de resgatar o cientista Udo Teller (Christian Berkel), pai da mecânica disfarçada Gaby Teller (Alicia Vikander), responsável por construir a bomba atômica. Esse é o charme do thriller de espionagem, embora o grande vilão da trama seja o próprio establishment, disposto a eliminá-los na hora certa; até o trio se unir para formar a organização não governamental U.N.C.L.E. com o objetivo de combater terroristas, eventualmente ligados a CIA e a KGB.
Com o fim da trilogia Kingsman, Matthew Vaughn inicia uma franquia paralela expandindo seu universo sobre espionagem, e quem sabe um crossover no futuro. Henry Cavill só não substitui Daniel Craig em Cassino Royale por causa da pouca idade, 22 anos na época; por isso Vaughn resolveu escalá-lo da primeira oportunidade. Já Samuel L. Jackson repete o papel de Despertar de um Pesadelo enquanto o gato da esposa do cineasta, Claudia Schiffer, rouba a cena. Argylle — O Superespião (2024), disponível na Apple TV Plus, homenageia os filmes de ação dos anos 1980, principalmente Duro de Matar e Máquina Mortífera, cujo nome do filme é o mesmo do motorista de limusine que ajudou o detetive John McClane a exterminar os terroristas daquele prédio. Dessa forma, a trilha sonora foi composta por Boy George, auxiliado pela atriz e cantora Ariana DeBose que compõe o elenco principal ao lado da colega sensual Dua Lipa e do astro de ação John Cena. Na trama, a famosa escritora Elly (Bryce Dallas Howard) encontra dificuldades em terminar o seu último romance quando o agente Aiden (Sam Rockwell) acaba salvando-a de membros de uma organização criminosa chamada A Divisão.
Despertar de um Pesadelo (1996) foi o último grande sucesso da carreira de Geena Davis antes dela se esconder atrás das câmeras em dublagens de animações ou participações relâmpago em séries. Na trama, a sua personagem é uma mistura de agente Bourne com Lara Croft que vive tranquilamente numa pequena cidade da Pensilvânia até ela aparecer casualmente na TV e ser perseguida pelos assassinos que prendeu. É comum Brian Cox interpretar membros do governo ao lado de ex-assassinos com amnésia retrógrada como Jason Bourne, Wolverine e Samantha Caine, interpretada por Geena Davis. No primeiro rascunho do roteiro, Mitch (Samuel L. Jackson) morreu devido aos ferimentos de bala, mas na exibição teste o público gostou tanto do seu personagem que o final foi refilmado para o policial sobreviver, salvar o dia e se redimir com a família.