05/09/2024 às 22h25min - Atualizada em 05/09/2024 às 22h25min
Os fantasmas só se divertem em casa
Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com
É unanimidade nos filmes hollywoodianos que as almas recém-desencarnadas não se libertam da matéria por se apegarem demais à última casa onde moravam. No caso de Os Fantasmas se Divertem (1988), disponível no Max, Tim Burton foi além enquanto idealizava o seu Batman, também estrelado por Michael Keaton. Por isso, Beetlejuice é o filme favorito do ator que improvisou 90% de suas falas. Ocorre que neste universo peculiar, o purgatório é um lugar tão burocrático quanto uma repartição pública do Brasil. Quem tem sorte de escapar de lá pode ser comido pelo verme da areia inspirado no de Star Wars, apesar da vítima já estar morta. Na trama, Beetlejuice é chamado para expulsar os novos moradores de uma casa, mas os antigos inquilinos fantasmas acabam se juntando a eles quando o endiabrado tenta se casar com a jovem Lydia (Winona Ryder) de mediunidade ostensiva. Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (2024), em exibição nos cinemas, não contará com Alec Baldwin com problemas na justiça americana e Geena Davis com vergonha da aparência envelhecida após ter sido um símbolo sexual nos anos 1990. Ao contrário da madrasta Delia, interpretada pela atriz Catherine O'Hara, que completou 70 anos em março deste ano. Já o marido Charles foi morto num acidente de avião, porque Jeffrey Jones foi preso em 2002 por posse de pornografia infantil e se aposentou da carreira de ator, aparecendo nesta sequencia apenas de forma animada ou sem cabeça. No entanto, Lydia se casou e vive atualmente com a filha adolescente Astrid (Jenna Ortega) após recusar a mão de Beetlejuice 35 anos antes, enquanto a antiga esposa dele Dolores (Monica Bellucci), sugadora de almas há mais de 600 anos, estava presa. Willem Dafoe rouba a cena como um detetive fantasma e sua tropa fantasiada de CHiPs.
Gasparzinho foi criado em 1939 por Seymour Reit e Joe Oriolo para um livro infantil, mas na década seguinte virou animação ao lado de sua turma, auxiliado pela bolinha dançante. Em 1995 estreou finalmente o seu live-action: Gasparzinho, o Fantasminha Camarada, estrelado por Bill Pullman e Christina Ricci, que tinha acabado de interpretar Wandinha duas vezes para a franquia A Família Addams. Na trama, Gasparzinho e seus amigos a ajudam a enfrentar os colegas de escola no Dia das Bruxas, enquanto ele tenta se lembrar de seu pai, um famoso inventor do século passado.
Uma das primeiras e mais famosas atrações dos parques da Disney foi a Mansão Mal-Assombrada, criada em 12 de agosto de 1969 para a Disneylândia. O enorme sucesso chegou ao parque da Flórida e de Tokyo rapidamente para em 2003 ganhar um longa-metragem protagonizado por Eddie Murphy como um corretor de imóveis ganancioso. Apesar das críticas negativas na estreia, a película trouxe elementos típicos de uma mansão de espíritos com dívidas pendentes: como um mordomo sinistro amparando um aristocrata morto de amor. Vinte anos mais tarde, houve uma nova adaptação, ambientada na excêntrica Nova Orleans quando um astrofísico desenvolve uma câmera para detectar matéria escura naquela mesma mansão famosa.