29/08/2024 às 22h52min - Atualizada em 29/08/2024 às 22h52min

A luta do Bem contra o Mal

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Oz Perkins é filho de Anthony Perkins (o eterno Norman Bates) com atriz e modelo Berry Berenson — passageira do voo 11 da American Airlines que colidiu com a Torre Norte do World Trade Center em 11 de setembro de 2001 — falecendo aos 53 anos de idade, um dia antes do nono aniversário da morte do marido. Osgood interpretou a versão mais jovem de Norman Bates em “Psicose II” (1983), embora o seu primeiro sucesso como cineasta tenha sido apenas em 2020. Maria e João — O Conto das Bruxas é uma versão de terror ocultista em que Maria possui mediunidade ostensiva enquanto a bruxa é confundida com a mãe dela, impedindo-a de crescer a exemplo do deus grego Cronos ao devorar todos os seus filhos. No entanto, o passado traumático do diretor possibilitou uma das raras obras originais deste século, devido à decadência criativa, em geral, sobretudo na sétima arte. Um sucesso absoluto de apenas 10 milhões de dólares que estreou quinta-feira (29) nos cinemas brasileiros. Na trama de Longlegs — Vínculo Mortal (2024), a detetive clarividente do FBI Lee Harker (Maika Monroe) tenta decodificar as mensagens deixadas por um Serial Killer com erros propositais de ortografia ao estilo do Assassino do Zodíaco. Além disso, os triângulos invertidos e os amuletos macabros faziam parte de um ritual de vodu, simbolizado por um bode com chifres, no fim da era “Pânico Satânico”, durante o governo do Presidente Bill Clinton. A casa de madeira daquela agente federal extremamente tímida parecia estar no centro da floresta medieval que deu origem aos famosos contos de fadas, tão sombria quanto a das Montanhas Rochosas no Colorado onde ficava o famoso Hotel de O Iluminado. A acareação entre Lee e Kobble (Nicolas Cage) lembra a de Clarice e Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes, cuja “carneirinha” visava solucionar aquele crime hediondo e expulsar os fantasmas do passado.
“E havendo o Cordeiro, aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora” (Apocalipse 8:1). O melhor e mais famoso encontro do bem contra o mal no cinema revelou um dos maiores cineastas de todos os tempos. O Sétimo Selo (1957) de Ingmar Bergman conta a jornada de um cavaleiro templário que retorna das Cruzadas com sua armadura brilhante, dez anos depois. Ocorre que logo após cumprir a missão que Deus lhe deu, aquele paladino interpretado por von Sydow é desafiado pela Morte (Bengt Ekerot) numa partida de xadrez durante a Peste Negra. Porém, na impossibilidade de enganá-la até no confessionário, ele decide amparar o próximo com gentileza e altruísmo até o fim.
Outra obra cinematográfica que transcende a vida e a morte e está dando o que falar há mais de um ano é o suspense cristão independente dos mesmos diretores de 40 Dias — O Milagre da Vida: sobre a maior clínica de aborto do mundo, a Planned Parenthood. Em Nefarious (2023) o psicólogo James Martin (Jordan Belfi) entrevista o detento possuído pelo demônio, Edward Wayne (Sean Patrick Flanery), cujo debate moral, filosófico e espiritual reflete a intensa Guerra Cultural em que vivemos hoje após o fim da Guerra ao Terror em 2 de maio de 2011 quando Osama bin Laden foi assassinado. Nefarious tenta convencer aquele progressista arrogante a escrever o Evangelho das Trevas em oposição ao Evangelho do Cristo, já que o ateu é á favor do aborto e da eutanasia, embora acredite viver num mundo mais justo, com mais escravos (sexuais) do que no Império Romano. Por isso, James se orgulha em amparar a Geração Z, responsável pela criação do discurso de ódio sem a ajuda do demônio, apesar de o Satanás deturpar o bem através deles.
 Então o Filho do homem separará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda (Evangelho de Mateus). O Mal que nos Habita (2023), disponível na Netflix, é um terror espanhol surpreendente em razão de suas regras peculiares, a exemplo do filme Como Sobreviver a um Ataque Zumbi. Dessa forma, as 7 Regras para lidar com Apodrecidos e Possuídos são, grosso modo: 1) Não use luzes elétricas: as sombras projetadas por elas os atraem. 2) Fique longe dos animais. 3) Não lhes faça mal. 4) Não leve nada para perto deles; eles estão apegados a isso. 5) Nunca diga o nome do Diabo (os nomes tem força), isso os chama. 6) Nunca use uma arma ou você morrerá. 7) Não tenha medo da morte. Para variar, algumas dessas regras foram violadas numa cidadezinha abandonada pelo Estado, por isso a maioria de seus habitantes são subjugados por demônios da pior espécie, dizimando uma família inteira em poucas horas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.