26/09/2024 às 23h49min - Atualizada em 26/09/2024 às 23h49min

Beleza mata

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Nos anos noventa Demi Moore foi considerada uma das mulheres mais sexys de todos os tempos devido a sua participação comovente em Ghost — Do Outro Lado da Vida e Questão de Honra ao lado de Tom Cruise; levando-a à Calçada da Fama,  elevando o ego com trabalhos feministas subsequentes: de péssima qualidade e bilheteria. Por isso, a atriz não protagonizou nenhum filme neste primeiro quarto de século até quebrar o tabu com chances reais de ser indicada ao Oscar pela primeira vez na carreira, aos 61 anos. Apesar das cenas bizarras, principalmente nos 20 minutos finais, A Substância (2024), em exibição nos cinemas, tem um ar autobiográfico sobre convivência humana, assim como “O Lutador” que ressuscitou a carreira de Mickey Rourke. Na trama, a ex-mulher de Bruce Willis vive uma famosa atriz de 50 anos, prestes a ser substituída por alguém mais jovem num popular programa de TV sobre aeróbica. Todavia, Elisabeth (Demi Moore) cria uma versão mais jovem, mais bonita e mais "perfeita", revezando-se impreterivelmente com ela toda semana. Sue (Margaret Qualley), a exemplo de Eva, nasceu de sua costela, de modo que uma não vive sem a outra. Ocorre que a garota ambiciosa em sua carreira meteórica repele a idosa que se alimenta mal por vingança, cuja gordura em excesso destrói também o corpo escultural daquela criatura egoísta. 
Robert Zemeckis apresentou outra fórmula mágica ao dirigir uma espécie de episódio estendido da série de terror cômico Tales From the Crypt. Acontece que para se beber desta fonte da juventude é necessário ter muito dinheiro e se casar com um cirurgião plástico, já que o usuário deve forjar a própria morte como Andy Warhol, Marilyn Monroe, Greta Garbo, Elvis Presley, Jim Morrison e James Dean. Na trama de A Morte lhe Cai Bem (1992), ambientado entre 1978 a 2029, a escritora Helen Sharp (Goldie Hawn) tenta se vingar da estrela decadente Madeline Ashton (Meryl Streep) por ter roubado o seu noivo. No entanto, as duas acabam vivendo juntas como zumbis após o Dr. Ernest Menville (Bruce Willis) recusar a vida eterna, disponível no Telecine.
Demônio de Neon (2016), disponível no Telecine, trata a indústria da moda de forma nua e crua, literalmente; graças a mistura dos clássicos  Suspiria, O Iluminado, Cisne Negro e Carrie - A Estranha. Na trama, uma adolescente órfã de beleza angelical e pureza de uma pomba é seduzida a ingressar nesse mundinho inescrupuloso após se mudar de uma pequena cidade da Geórgia até Los Angeles. Ocorre que ao ser contratada por uma grande agência de modelos, Jesse (Elle Fanning) acaba provocando a ira das concorrentes com inveja do seu corpo natural perfeito. Incapaz de jogar sujo para ter sucesso, a carreira promissora daquela garota autossuficiente está fadada ao fracasso antes mesmo de começar.  
Remédio para emagrecer vicia mais que heroína? Darren Aronofsky nos leva ao alucinante mundo das drogas, cujo final realista foi considerado um dos 50 melhores da história do cinema. Além do narcotráfico, Réquiem Para Um Sonho (2000) enfatiza outros dois grandes vícios da humanidade: emagrecer e ganhar dinheiro fácil. Na trama, Sara (Ellen Burstyn), sob prescrição médica, começa a tomar anfetaminas durante o dia e sedativos à noite para caber num vestido vermelho e participar do programa favorito de TV. Aquela mãe ingênua foi abandonada pelo filho pródigo, determinado a ganhar dinheiro fácil traficando heroína. Harry (Jared Letho) acompanhado da namorada Marion (Jennifer Connelly) e do amigo Tyrone (Marlon Wayans) se tornaram criminosos pelo mero prazer desenfreado. Entretanto, apenas Ty permaneceu preso por ser negro: o único com chances de retomar a vida anterior, já que Marion acabou se prostituindo com o apoio do namorado de modo a sustentar o vício: ambos com sequelas permanentes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.