28/03/2024 às 23h54min - Atualizada em 28/03/2024 às 23h54min

​Jardins de Chuva. Conhecem?

Canteiros verdes que podem ajudar na diminuição do risco de enchentes? Pois é. Duas questões muito importantes para o nosso bairro: (i) a necessidade de se criar novos habitats, com variedade de plantas, promovendo a biodiversidade e uma ajuda na melhoria da qualidade do ar e (ii)  arquitetura do passeio público, que seja projetada de forma a incorporar técnicas de drenagem sustentável, pavimentos permeáveis e canteiros absorventes que ajudam a capturar, filtrar e direcionar a água da chuva de volta ao solo, reduzindo assim o volume de escoamento superficial e diminuindo o risco de enchentes.  
Pois é, já somos sempre atraídas para conhecer os agora famosos e populares ‘Jardins de Chuva’ que a Subprefeitura de Pinheiros, em parceria com movimentos de plantio, tem realizado por aí: conhecemos o ‘Jardim de Chuva’ localizado no cruzamento do ‘Supermercado Mambo’ e também alguns na região da Vila Jataí. Mas, qual não foi a nossa surpresa andando pelo Teodoro Sampaio outro dia, que de repente sentimos o ambiente da rua mudar: um sombreado gostoso, temperatura mais fresca e canteiros caprichados com plantas em abundância. Chegamos mais perto para olhar, e percebemos ser um legitimo ‘Jardim de Chuva’ com detalhes importantes: piso da calçada drenante, facilidade de escoamento da água para os canteiros sem impedimento de muretas, etc.
Esse lindo canto na Teodoro Sampaio, faz esquina com a rua Fradique Coutinho e a idealização desse presente ao pedestre e à rua como um todo, é a loja de ‘Móveis Dunelli’ que está instalada neste endereço. Visionários e conhecedores da solução desse tipo de jardim, como solução para a melhor drenagem das chuvas, entraram em contato com a Subprefeitura de Pinheiros apresentando a proposta e logo tiveram autorização para realização da reforma da calçada.
O domínio dessa técnica de drenagem, associada a um paisagismo adequado para cada local, é uma ferramenta “naturalmente” inteligente para trazer inúmeros benefícios à cidade. Quanto mais disseminado este conhecimento, mais protegidos e embelezados estaremos. Fica a sugestão para que futuros Planos Diretores da cidade mencionem e incentivem essa solução.
Obrigado, ‘Dunelli’ por contribuir com uma solução “verdadeiramente verde” em Pinheiros.

*Rosanne Brancatelli e Veronica Bilyk são integrantes do ‘PRO-PINHEIROS’

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.