25/04/2024 às 22h41min - Atualizada em 25/04/2024 às 22h41min

‘Piscinão Cedrolândia’ da Avenida Francisco Morato precisa de piso novo urgente

Os piscinões precisam estar sempre livres dos detritos e do lixo que costumam chegar junto com as águas e que reduzim sua capacidade de armazenamento, por esta razão são motivos de críticas de ambientalistas e engenheiros especializados no assunto. Em nossa região o Cedrolândia, localizado no final da Av. Prof. Francisco Morato, junto à divisa com o município de Taboão da Serra, ladeado pela av. Pirajussara (Av. Eliseu de Almeida) todos fazem críticas constantes sobre a sua manutenção. O local exala odor de esgoto por toda a região, o que exige obras urgentes de reconstrução do seu piso, que está totalemente destruído, em terra, ou melhor em “lodo vivo”, que apesar das paredes laterais limpas, não é possível devolver a água remanescente ao Córrego Pirajussara. Assim, a realidade é que é um verdadeiro criador de mosquitos, pernilongos e outros insetos,em especial da dengue, chikungunya e zika nas águas paradas e fétidas do seu fundo imundo.

Obra já teve promessas
“Temos notícias que subprefeitos do Butantã anteriores, reuniram equipes técnicas, vistoriaram e concluíram que é necessário refazer todo o piso que está destruído do 'Cedrolândia'. Na época conseguiram também licitação para novas bombas para devolução da água (esgoto puro) ao Córrego Pirajussara. Hoje a água parada é foco de insetos perigosos para a saúde pública”, alegam os moradores.
“Fotos atuais mostram água acumulada, suja com odor forte de esgoto, pois os rios Pirajussara e Poá, não recebem nenhum tratamento e são fonte de despejo ‘in natura’ de milhares de residências de Taboão da Serra, Campo Limpo e Butantã. A concessionária também não faz o trabalho a contento, pois lixo e água suja sempre estão presentes no fundo de terra e argila. Engenheiros e ambientalistas já criticam que a melhor forma de conter as inundações não são os piscinões, pois necessitam de zeladoria constante dia a dia”, concluem.

Esvaziamento pode durar 40 horas
Informações da Prefeitura informa que o ‘Piscinão Cedrolância’ (Francisco Morato) passa por manutenção diária da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), com serviços constantes de bombeamento da água retida. "O processo de esvaziamento pode durar até 40 horas quando está em sua capacidade máxima. Os equipamentos do sistema de bombeamento dos piscinões são monitorados ininterruptamente pelo Centro de Controle Operacional da SMSUB. Dessa forma, é possível identificar falhas e avarias no conjunto de motobombas e, caso seja necessário, atuar preventivamente nas demandas de manutenção", concluem.

Piso destruído
Sobre o piso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informou que faria uma vistoria, o mês passado. "Após a análise dos dados, serão verificadas quais as melhores alternativas para o equipamento. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) monitora o local regularmente para controle de mosquitos com equipes da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis)".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.