25/04/2024 às 22h44min - Atualizada em 25/04/2024 às 22h44min

​Linha 17 - Ouro permanece um ‘elefante branco’

Obra já tem dez anos de atraso

O monotrilho da linha 17 - Ouro deveria atender uma necessidade específica: ligar o Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi, facilitando o transporte dos turistas durante a Copa do Mundo de 2014. Ou seja, a obra completa agora uma década de atraso na sua entrega.
Em setembro do ano passado, o governo de Tarcísio Freitas anunciou que retomaria as obras. A ‘Agis Construção S.A.’ é a empresa responsável pela continuidade das obras, tendo participado da licitação que foi realizada em 2019 e foi vencida pelo Consórcio CMO e teve seu acordo rescindido justamente pela demora. O novo contrato foi assinado já no ano passado.

Mais do mesmo
Entretanto, apesar do barulho feito sobre o retorno das obras, a realidade parece o oposto. Em matéria de fevereiro, a Gazeta de Pinheiros apontou que, para quem vê de fora, os trabalhos continuam praticamente idênticos a como estavam antes: parados. E situação não parece ter se alterado até o momento.
Com pouco ou nenhum avanço, a obra da linha 17 - Ouro permanece um grande ‘elefante branco’ no meio da cidade. Apesar disso, o governo garante que as obras estão sim em andamento.

Custos astronômicos e críticas
A eterna paralisação das obras não vem sem custo. E, de fato, esse custo é astronômico: segundo apuração de diversos veículos de comunicação, a obra já custou cerca de R$ 270 milhões de reais e teve apenas 5% de seu trajeto concluído.
E não bastasse todos os problemas, mesmo que fosse concluída, a obra não seria inaugurada sem um grande número de críticas: segundo especialistas em transporte e engenheiros, monotrilhos são um tipo de transporte virtualmente superado ao redor do mundo. Entre outros motivos, seu custo-benefício é muito ruim comparado com outras formas de transporte de massa, além de causar um grande impacto visual negativo do ponto de vista urbanístico.

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