21/03/2024 às 21h50min - Atualizada em 21/03/2024 às 21h50min

Grandes shows e eventos no Parque Burle Marx geram muitas reclamações

Moradores denunciam que grande número de shows e atividades, estão atrapalhando os frequentadores do Parque Burle Marx, bem como prejudicando a sua flora e fauna abundante. A 'Fundação Aaron Birman' informa que explora o parque, alegando que sua manutenção não é proveniente de recursos públicos. Mas relatos da comunidade, mostra abuso da fundação, com excessos no número de participantes dos eventos, com milhares de pessoas, que estão afetando a preservação da natureza, afastando pássaros, pisoteando em plantas e alterando a vocação da área verde. O mesmo está acontecendo com o Parque Villa Lobos que mostra os abusos da concessionária 'Reserva Parques' e a falta de fiscalização.  

Depoimentos
"Uma lástima o que estão fazendo com a natureza divina do Burle Marx: milhares de pessoas aglomeradas para shows, sem nenhuma aproximação com a natureza. Muito pelo contrário." N.A.

"Os shows de 'Luisa Sonza', com patrocínio da 'Johnnie Walker', antes do 'Lollapallooza Brasil' atraiu uma multidão fora de série. Não discutimos o sucesso de Luisa, mas o local que não é adequado. Nota zero!" L.N.

"Eventos menores e exposições de arte são bem-vindas ao parque, mas 'festas da cerveja', atrações sertanejas e outras, nada tem a ver com a natureza exuberante e contemplativa. Local de shows é em Interlagos, Morumbi ou outras arenas dotadas de infraestrutura condizente. A Secretaria do Verde precisa rever a concessão do Parque com a 'Fundação Aaron Birman' ou impor limites." P.A. 

Em suas redes sociais, o munícipe Luiz Castro, da 'Cura SP', faz um depoimento sobre o aumento no número de eventos e da superlotação do Parque Burle Marx: “Já faz bom tempo que a Fundação Aaron Birman explora o parque com shows e eventos alegando sua manutenção não ser proveniente e recursos públicos. Contudo isso não deve ser desculpa para destruir o parque matando sua história e riquezas naturais. Vamos regulamentar e buscar meios de preservação da fauna e flora, fazendo parque um parque. De uso de famílias, atletas, crianças, incentivando o esporte, a preservação ambiental, trazendo saúde e bem estar.” Veja depoimento completo:
https://www.instagram.com/reel/C4qqK0yO793/?igsh=MW04Z2N6ZHB3amZ5dQ%3D%3D

Fiscalização
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) informa que a administração do Parque Burle Marx está a cargo da Fundação Aron Birmann, por meio de um termo de cooperação. "Todos os eventos devem seguir as regras previstas nas portarias e legislações. A SVMA vai notificar a 'Aron Birmann' para prestar as informações necessárias sobre os eventos questionados e, após apuração, adotará as medidas cabíveis. As penalidades podem ser tanto de advertência quanto de multas. A parceria com a Fundação Aron Birmann foi realizada com fins de interesse público, sem qualquer tipo de transferência de recursos financeiros ou patrimoniais do município", concluem.

Ampliação pelo Plano Diretor
Após luta da comunidade por melhorias para o Parque Burle Marx, a expansão do local entrou no Plano Diretor. Audiências Púbicas foram feitas para pedir a desapropriação do terreno que cerca o local, em troca de potencial construtivo em outra área, para amenizar os efeitos nocivos da verticalização da região. A Prefeitura entende ser pertinente a proposta de conservação da cobertura vegetal na área contígua ao Parque Burle Marx e por isso a incluiu no Quadro 7 do Plano Diretor Estratégico do Município, sancionado no ano passado pelo prefeito, como 'Parque Floresta Panamby'. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente avalia o modelo de transferência das propriedades privadas, para seguir com o planejamento de duplicação da área do parque.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.