21/03/2024 às 21h38min - Atualizada em 21/03/2024 às 21h38min

​Luta pela criação do Parque da Mata Esmeralda continua

O ‘Movimento Amigos da Mata Esmeralda’ realizou reunião na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Alípio Andrada Serpa, no último 16 de março, diante das ameaças à área reivindicada para criação do parque. Moradores da região e ativistas ambientais debateram a situação da Mata Esmeralda com a inclusão da maior parte da área como dois parques.
Também entrou na pauta da reunião a classificação da área d como Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPAM), avaliado por todos como uma conquista importante. Mas em razão do Parque da Mata Esmeralda ainda não ter sido criado – é classificado como proposto – não garante sua existência e preservação. 
Ao mesmo tempo, um problema ficou evidente: uma parcela da área não ter sido classificada como ZEPAM, mas como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). Nesta, passou a haver uma movimentação, com aparentes objetivos imobiliários. 
O movimento deverá se mobilizar para que essa área também seja incorporada ao futuro Parque Mata Esmeralda, podendo ser aproveitada para atividades complementares como lazer e formação ambiental, por exemplo. 
Outra medida discutida e encaminhada, será a constituição de um grupo responsável por planejar e iniciar o trabalho de criação do Corredor Ecológico, que fará ligação com o atual Corredor Verde Ecológico do Butantã, atualmente em sua primeira fase, ligando a Mata Boturoca, na Vila Indiana, com o Parque da Previdência.
Como parte da Mata Esmeralda se situa no município de Taboão da Serra, o movimento irá contatar o poder legislativo e executivo local para dialogar e contribuir com propostas para defesa do meio ambiente de forma integrada. 
E por fim, o Movimento da Mata Esmeralda irá elaborar uma Carta Compromisso pela criação do Parque Mata Esmeralda a ser apresentada aos candidatos ao poder legislativo e executivo da cidade de São Paulo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.