01/11/2023 às 23h17min - Atualizada em 01/11/2023 às 23h17min

​Evil Dead no Dia dos Mortos

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Evil Dead: um legado de Gore e comédia
Em 1978, um jovem estudante de cinema chamado Sam Raimi escreveu o roteiro de "Within the Woods" com o objetivo de criar uma prova de conceito para um possível longa-metragem de terror. Raimi chamou seus amigos Bruce Campbell e Ellen Sandweiss como protagonistas e juntou 1600 dólares de amigos e familiares para filmar na casa de fazenda de um dos amigos. Usando itens de uma loja de Halloween e efeitos especiais baratos ou inventados na hora, Raimi experimentou com diferentes ângulos e efeitos de câmera para criar o terror da obra. Após arrecadar 90 mil dólares, em 1981, Raimi dirigiu o longa-metragem "Evil Dead" (Uma Noite Alucinante), inspirado nas obras de H.P. Lovecraft e no Necronomicon. O filme seguiu a temática "the gore the merrier" (quanto mais gore, melhor), caracterizada por cenas extremamente violentas com muito sangue, vísceras e restos mortais de humanos ou animais. A equipe consistia de amigos e familiares de Raimi e Campbell, este último vendeu um pequeno terreno para ajudar com os custos de produção. O making-of de "Evil Dead" revela as dificuldades da produção, com a equipe enfrentando condições precárias e desafiadoras. A tensão era palpável com os 13 membros da equipe dormindo na locação onde estavam filmando, pois não havia água encanada ou saneamento básico. Durante as 12 semanas de filmagem, ocorreram incidentes como cílios arrancados acidentalmente, braços quebrados, lentes de contato doloridas e punhaladas acidentais. Porém, o filme encontrou apoio inesperado quando foi exibido no Festival de Cannes em 1982, graças ao produtor Irvin Shapiro e uma resenha positiva de Stephen King levou à distribuição pela New Line Cinema. Dessa forma, "Evil Dead" foi um sucesso de crítica e bilheteria, tornando-se uma referência no cinema de terror gore e no cinema de baixo orçamento independente, sendo considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Mesmo com cortes totalizando 2 minutos, foi banido em diversos países e recebeu censura máxima em muitos outros, obtendo sua primeira distribuição em vídeo decente em 1998, com uma restauração a partir do negativo original.Em 1987, foi lançado "Evil Dead II", investindo ainda mais na paixão de Raimi pelos “Três Patetas”. A franquia poderia ter encerrado em 1992 com "Army of Darkness", mas ao longo das sequências "Evil Dead II" e "Army of Darkness" a franquia se expandiu, misturando terror com elementos de comédia e fantasia. O ator Bruce Campbell no papel de Ash Williams, tornou-se um ícone cult com seu carisma e habilidades cômicas elevando o valor da série.Em 2013, uma refilmagem do original foi lançada com Campbell e Raimi atuando como produtores e consultores criativos, tornando-se uma das mais amadas refilmagens de filmes de terror. Em 2015, lançaram a excepcional série "Ash Vs. Evil Dead", que Bruce Campbell descreveu como "finalmente engraçada agora que estou mais velho".
A mais recente iteração da franquia é A morte do Demônio: A Ascensão (2023) ao expandir o cânone da franquia para poder deixar a história mais abrangente: um sucesso de público e crítica, ainda com produção de Raimi e Campbell.Campbell e Sandweiss ainda fizeram muitas participações em filmes de Raimi; enquanto os irmãos Coen, editores de "Evil Dead", foram nomeados para 13 Oscars por seu trabalho futuro, incluindo "Fargo" que Sam Raimi escreveu. A franquia ainda inclui HQs e jogos de videogame com dublagem dos atores originais.O impacto social dos filmes "Evil Dead" não pode ser subestimado. Eles contribuíram para o gênero de terror "splatstick", uma mistura única de horror sangrento e comédia exagerada, influenciando outras produções e criando uma base de fãs leais ao redor do mundo.A franquia também deixou um legado duradouro na produção cinematográfica. A falta de recursos financeiros levou a equipe a encontrar maneiras inventivas de criar cenas assustadoras e memoráveis. O uso de amigos e familiares para financiar e trabalhar nas produções não convencionais mostrou que a paixão e a dedicação podem superar desafios. Sam Raimi é o diretor por trás dos filmes, enquanto Bruce Campbell o rosto da franquia sobre a qual desempenharam papéis cruciais em sua criação e evolução. Raimi trouxe sua visão única para a direção, criando cenas icônicas e técnicas cinematográficas inovadoras. Campbell, por sua vez, deu vida a Ash de maneira inesquecível, adicionando humor e complexidade ao personagem.
A franquia "Evil Dead" é um testemunho do poder da criatividade diante das restrições orçamentárias. Sua evolução, impacto social e legado na produção cinematográfica o tornam um marco duradouro no mundo do cinema de terror: um exemplo inspirador de como o talento pode superar obstáculos.
James Salinas, roteirista dos filmes `SP: Crônicas de uma cidade real”, “Tração”, “Máscaras”,  “Amor, confuso amor”, e “Vagabundos Enrascados”, Diretor dos documentários “Vira-latas” e “Diário de uma metrópole”. Instagram: @james_salinas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.