01/11/2023 às 23h14min - Atualizada em 01/11/2023 às 23h14min

Solar Fábio Prado Recebe em novembro exposição em homenagem ao cartunista Paulo Caruso

‘Ele por eles e elas’ tem curadoria de Jal e Jorge Damião, e reúne ilustrações de artistas que eternizam Caruso

A partir de 5 de novembro, o corredor lateral do Solar Fábio Prado, espaço cultural paulistano gerido pela Fundação Padre Anchieta, será transformado em uma galeria em homenagem ao cartunista, caricaturista e chargista Paulo Caruso, que faleceu em março deste ano, aos 73 anos.
A mostra reúne 70 ilustrações de desenhistas contemporâneos de Caruso ou que foram influenciados pelo trabalho dele em seus mais de 50 anos de carreira, além de uma homenagem especial de Mauricio de Sousa. A curadoria é assinada por JAL (José Alberto Lovetro), presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, e por Jorge Damião, diretor administrativo e financeiro do Solar Fábio Prado. A expografia é da Caselúdico. “Ele por eles e elas” é uma realização do Solar Fábio Prado/Fundação Padre Anchieta, com apoio da Ticket, Rádio Cultura FM, Rádio Cultura Brasil e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
“Estamos honrados em apresentar ‘Ele por Eles e Elas’, uma exposição que reúne a riqueza da visão de Paulo Caruso, que não apenas deixou sua marca no mundo do cartunismo, mas também influenciou profundamente muitos artistas que seguiram seus passos. Esta exposição é uma celebração da influência duradoura que ele teve na arte gráfica brasileira”, expressa o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf.

ARTISTAS PARTICIPANTES
A homenagem será iniciada com um texto de Jaguar sobre seu antigo companheiro na revista O Pasquim. Também estão previstas homenagens de Chico Caruso, irmão gêmeo de Paulo, Laerte, além de um cartum de Luciano Veronezi, que assumiu a posição de cartunista no Roda Viva após a morte de Caruso, e dezenas de outros e outras artistas renomados. Também haverá uma cartoongrafia coletiva do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

CARUSO E RODA VIVA
A trajetória de mais de 36 anos de Caruso como caricaturista no programa Roda Viva, da TV Cultura, também estará presente na mostra. Estarão expostos alguns desenhos produzidos pelo artista durante entrevistas icônicas da história do programa.

CARUSO E A MÚSICA
A relação de Caruso com a música terá um cantinho especial na exposição. Ele atuou como compositor e produtor de espetáculos musicais e de teatro. Chegou a formar uma banda apenas de cartunistas, a Muda Brasil Tancredo Jazz Band, com participação do irmão gêmeo e também cartunista, Chico Caruso. Os shows do grupo eram ao som de canções de cunho humorístico e com sátira política. Também apresentou-se com um repertório regado a MPB e jazz. Em “Ele por eles e elas”, os visitantes poderão ver e ouvir um pouco da incursão de Caruso no mundo da música.

Sobre Paulo Caruso
Paulo Caruso morreu em março deste ano, aos 73 anos. Nascido em 6 de dezembro de 1949, ele era ilustrador, chargista e músico, além de cartunista, atividade que compartilhava com seu irmão gêmeo, Chico Caruso. Formou-se em Arquitetura na USP (Universidade de São Paulo), mas não exerceu a profissão.
Autor de grandes ilustrações e charges satíricas, trabalhou para veículos como O Pasquim, com Millôr Fernandes, Jaguar e Ziraldo, Senhor e Isto É. Desde 1987, participava semanalmente do programa Roda Viva, da TV Cultura, criando ilustrações ao vivo durante as entrevistas. Também publicou vários livros, com destaque para a história em quadrinhos As Origens do Capitão Bandeira, 1983, que figuram ao lado das coletâneas de charges políticas como Ecos do Ipiranga (1984) e Bar Brasil na Nova República (1986). Além disso, escreveu também São Paulo por Paulo Caruso - Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade (2004), em homenagem aos 450 anos da cidade. Paulo Caruso recebeu vários prêmios, como o de melhor desenhista pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 1994. Por sua habilidade para a sátira e para a caricatura, aliada à numerosa produção, sua obra é das mais conhecidas do país.

SERVIÇO: Exposição ‘Ele por eles e elas’; Solar Fábio Prado – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo, SP. De terça a domingo, das 10h às 18h; De 5 de novembro a 31 de janeiro de 2024; Entrada gratuita; Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.