27/10/2023 às 01h24min - Atualizada em 27/10/2023 às 01h24min

​O Saci-Pererê é o Peter Pan brasileiro

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Desde 31 de outubro de 2003 comemora-se o Dia do Saci no lugar do Halloween, com intuito de valorizar o folclore, promover a cultura e as tradições brasileiras. Yaci-Yaterê é um curumim de rabo comprido do período colonial, nascido de um broto de bambu após 7 meses de gestação onde cantam os ventos: Exu ou o hálito de Deus que pairava sobre as águas — a exemplo da Princesa da Lua, Kaguya. Aquele indígena influenciado pela cultura africana, tornou-se membro do Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato em 1920; o líder da Turma do Pererê de Ziraldo, e da Turma da Mônica criada por Mauricio de Sousa. Apesar do acidente jogando capoeira, o moleque travesso consegue volitar rapidamente numa perna só: a única que lhe restou, formando um redemoinho ao seu redor. Vestido de suspensórios e pito aceso na boca, nosso querido trickster esvaece através da fumaça o sopro da vida pelas florestas tropicais brasileiras: ao lado de Iara — Mãe d'água, Cuca, Curupira, Caipora, Boitatá, Mula-Sem-Cabeça e o Lobisomem, enriquecendo nosso folclore. Para capturá-lo no terreiro é necessário retirar a carapuça vermelha da cabeça, de onde vem os poderes mágicos, e colocar sobre o redemoinho uma peneira de cruzeta ou rosário bento. Dessa forma, é possível prendê-lo numa garrafa lacrada de rolha e cruz riscada, assim como se prende o gênio da lâmpada. Tanto Peter Pan quanto o Saci podem ser vistos apenas durante o sono, e até os 77 anos quando vira cogumelo venenoso ou orelha de pau: representantes da vida regenerada pela fermentação e decomposição orgânica, isto é, pela morte.
Pã ou sátiro na mitologia grega é o deus dos bosques: metade bode e metade humano, associado ao Fauno e o Silvano na mitologia romana. Esses seres elementais correspondem ao elo perdido entre o macaco e o Homo Sapiens. Na verdade, o menino de dentes de leite não quer crescer tampouco ler e escrever porque pode tudo sem os pés no chão; enquanto o Capitão Gancho corresponde ao adulto que envelheceu mal, e por isso, inveja as crianças à medida que o tempo o corrói pela mão: Tique-taque, Tique-taque. Vestido de roupas associadas ao rei Carlos II da Inglaterra, James Gancho foi inspirado no Capitão Ahab de Moby Dick, aprendiz do temido e lendário Barba Negra. Não foi à toa que Peter Pan preferiu a vida prazerosa com Sininho que o seduz porque não pode ser tocada; ao invés de se casar com Wendy e constituir família, apesar do excesso de zelo daquela britânica de classe média alta, impedindo-o de assumir responsabilidades e se tornar independente.
O criador de Peter Pan foi o escosês J. M. Barrie (Johnny Depp), inspirado no irmão mais velho David que morreu dias antes de completar 14 anos enquanto brincava de deslizar no gelo. Porém, Em Busca da Terra do Nunca (2004) mostra que a sua convivência com os cinco filhos de Sylvia Llewelyn Davies (Kate Winslet) foi fundamental para desenvolver o roteiro da peça original de 1904, baseada no romance O Pequeno Pássaro Branco (1902) que antecede ao clássico Peter Pan e Wendy de 1911, cujo live-action da Disney fez questão de estragar. Peter fugiu de casa no dia em que nasceu para viver com as fadas em Kensington Gardens, alimentadas pela fé das crianças e a risada dos bebês; além de viver com Os Garotos Perdidos (1987) enviados a Terra do Nunca no lombo do vento, exceto aqueles vampiros do cineasta Joel Schumacher. Essa dimensão imponderável à base de boas vibrações e pensamentos onde cantam as sereias, se localiza na segunda estrela à direita, direto até o amanhecer;  depois de muitas luas, cujos adultos não conseguem alcançar, menos a Wendy. Na sequência da animação clássica de 1953: Peter Pan — De Volta à Terra do Nunca (2002), a filha mais velha da Sra. Darling mostra que nunca perdeu a imaginação, porque mentalizou aquela dimensão quintessenciada até o final da vida, ajudando a filha cética, Jane, a acreditar em contos de fadas. Nesse sentido, em Hook — A Volta do Capitão Gancho (1991), dirigido por Steven Spielberg e protagonizado por Dustin Hoffman, foi a vez de Peter Pan (Robin Williams) esquecer completamente aquela ilha mágica, após se concentrar excessivamente nos negócios, tornando-se um advogado pragmático e sem tempo para os filhos. Seu arqui-inimigo ganhou um longa-metragem de origem, dirigido por Joe Wright em 2015, na época em que Barba Negra (Hugh Jackman) dominava a Terra do Nunca, enquanto Peter dormia num orfanato de Londres. J. M. Barrie contribuiu para a realização da película muda de 1924, embora ficaria encantado em contribuir também com a linda e fiel versão de 2003, em vez de revirar no túmulo com aquela de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.