20/04/2022 às 23h16min - Atualizada em 20/04/2022 às 23h16min

Clube Paineiras: sustentabilidade e compromisso

Há 6 décadas, o Clube Paineiras do Morumby, um dos maiores e mais tradicionais clubes sociais da América Latina, ocupa uma enorme área de mais de 110.000 m2 no bairro do Morumbi, em São Paulo. Para atender o público de mais de 25 mil associados, o Paineiras mantém uma operação complexa que garante ao seu público o pleno funcionamento de sua grande estrutura, oferecendo uma solução completa de lazer e esporte às famílias paulistanas.
Com uma operação de tamanha magnitude, uma das preocupações constantes no dia a dia do clube é a redução dos impactos gerados ao meio ambiente. Além de manter uma grande área de mata original preservada, que coexiste integrada com a moderna infraestrutura de ponta, e toda uma operação de manutenção, controle e acompanhamento do patrimônio natural do clube que conta com especialistas na área de gestão ambiental, ao longo dos últimos anos o Paineiras vem reforçando ainda mais suas iniciativas sustentáveis.
Dentro da atual política de sustentabilidade do clube, desde outubro de 2020, o clube participa do Programa Sou Resíduo Zero, que tem como objetivo desenvolver um sistema ético, econômico e eficiente para orientar as pessoas, comunidades e empresas a mudarem seus estilos de vida e práticas para fomentar ciclos naturais, onde todos os materiais descartados sejam projetados para tornarem-se recursos para a produção de outros materiais.
Com o Selo Resíduo Zero, o clube assumiu o compromisso de reduzir a geração de resíduos e implementar ações com o objetivo de atingir pelo menos 80% de taxa de reciclagem. Toda a empresa e prestadores foram capacitados com os procedimentos de separação, acondicionamento e transporte dos resíduos. Além disso, resíduos orgânicos  passaram a ser tratados na própria sede do clube em uma infraestrutura especialmente desenvolvida para a finalidade. Os resultados desta empreitada? Em 16 meses o clube já somou 668.945 Kg (equivalente ao peso de 24 aviões Boeing 737-200) de materiais que foram salvos de aterros sanitários e encaminhados para reciclagem, evitando a emissão de 228.626kg de CO2 para a atmosfera. Além de tudo isto, por dois meses consecutivos (jan-fev/22), o Paineiras atingiu a marca de79% de taxa de reciclagem, praticamente atingindo a meta original com o programa.
SUSTENTABILIDADE EM NÚMEROS (FEV/22)
43.238kg de resíduos encaminhados para reciclagem (equivalente ao peso de 11 elefantes asiáticos).
550 litros de óleo vegetal encaminhados para a reciclagem (Essa quantidade de óleo se fosse jogada no meio ambiente, poderia contaminar mais de 13 milhões de litros de água).
4.600kg de resíduos orgânicos para as leiras de compostagem (equivalente ao peso de dois carros SUV grandes).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.