20/04/2022 às 23h16min - Atualizada em 20/04/2022 às 23h16min
Clube Paineiras: sustentabilidade e compromisso
Há 6 décadas, o Clube Paineiras do Morumby, um dos maiores e mais tradicionais clubes sociais da América Latina, ocupa uma enorme área de mais de 110.000 m2 no bairro do Morumbi, em São Paulo. Para atender o público de mais de 25 mil associados, o Paineiras mantém uma operação complexa que garante ao seu público o pleno funcionamento de sua grande estrutura, oferecendo uma solução completa de lazer e esporte às famílias paulistanas.
Com uma operação de tamanha magnitude, uma das preocupações constantes no dia a dia do clube é a redução dos impactos gerados ao meio ambiente. Além de manter uma grande área de mata original preservada, que coexiste integrada com a moderna infraestrutura de ponta, e toda uma operação de manutenção, controle e acompanhamento do patrimônio natural do clube que conta com especialistas na área de gestão ambiental, ao longo dos últimos anos o Paineiras vem reforçando ainda mais suas iniciativas sustentáveis.
Dentro da atual política de sustentabilidade do clube, desde outubro de 2020, o clube participa do Programa Sou Resíduo Zero, que tem como objetivo desenvolver um sistema ético, econômico e eficiente para orientar as pessoas, comunidades e empresas a mudarem seus estilos de vida e práticas para fomentar ciclos naturais, onde todos os materiais descartados sejam projetados para tornarem-se recursos para a produção de outros materiais.
Com o Selo Resíduo Zero, o clube assumiu o compromisso de reduzir a geração de resíduos e implementar ações com o objetivo de atingir pelo menos 80% de taxa de reciclagem. Toda a empresa e prestadores foram capacitados com os procedimentos de separação, acondicionamento e transporte dos resíduos. Além disso, resíduos orgânicos passaram a ser tratados na própria sede do clube em uma infraestrutura especialmente desenvolvida para a finalidade. Os resultados desta empreitada? Em 16 meses o clube já somou 668.945 Kg (equivalente ao peso de 24 aviões Boeing 737-200) de materiais que foram salvos de aterros sanitários e encaminhados para reciclagem, evitando a emissão de 228.626kg de CO2 para a atmosfera. Além de tudo isto, por dois meses consecutivos (jan-fev/22), o Paineiras atingiu a marca de79% de taxa de reciclagem, praticamente atingindo a meta original com o programa.
SUSTENTABILIDADE EM NÚMEROS (FEV/22)
• 43.238kg de resíduos encaminhados para reciclagem (equivalente ao peso de 11 elefantes asiáticos).
• 550 litros de óleo vegetal encaminhados para a reciclagem (Essa quantidade de óleo se fosse jogada no meio ambiente, poderia contaminar mais de 13 milhões de litros de água).
• 4.600kg de resíduos orgânicos para as leiras de compostagem (equivalente ao peso de dois carros SUV grandes).