10/03/2022 às 22h50min - Atualizada em 10/03/2022 às 22h50min

Seis filmes de dar água na boca

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Ratatouille, disponível no Disney Plus, um dos melhores e mais populares longa-metragem sobre culinária, nos ensina a preparar um cardápio de alto nível numa cozinha gourmet. A clássica receita originária da região provençal de Nice no século XVIII, preparada com legumes cozidos, pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Ratatouille é uma espécie de guisado rústico criado por camponeses e agricultores pobres que precisavam usar a colheita dos vegetais amadurecidos e frescos de verão. O lema do chef parisiense Auguste Gusteau é que qualquer um pode cozinhar, até mesmo os roedores de esgoto, sugerindo que não devemos julgar o cozinheiro, e sim a comida, a exemplo de Jesus ao criticar o adultério, impedindo, contudo, que a adúltera fosse apedrejada pelos demais pecadores. Culinária é uma arte, e o que define um bom cozinheiro é a sua coragem ao misturar sabores inusitados sem seguir à risca o cardápio. A imaginação e a criatividade são fundamentais, aliada à experiência e o estudo disciplinado da gastronomia. Um chef destemido é o primeiro a chegar na feira, determinado a encontrar os alimentos mais fresquinhos. Remy é um ratinho letrado com todos sentidos altamente desenvolvidos que aprendeu a não roubar comida dos outros, pois o crime não compensa. O mini-chef, orientado pelo espírito de Gusteau, acaba cozinhando para o restaurante francês do seu mentor espiritual escondido no chapéu do plongeur, Alfredo Linguini. O badalado Gusteau's perdeu uma das cinco estrelas e o seu dono morreu de desgosto após uma crítica severa do crítico gastronômico Anton Ego. No entanto, o profissional contumaz após retornar ao estabelecimento pela segunda vez revelou ser um homem justo, isento de qualquer preconceito, pois foi o único que apoiou incondicionalmente o novo cozinheiro inusitado ao provar sua
comida genial.
Pegando Fogo e Sem Reservas, ambos na Netflix, seguem a mesma linha. Bradley Cooper interpreta um chef de cozinha envolvido com drogas e com a máfia que trabalha num restaurante londrino, administrado pelo velho amigo Tony Balerdi (Daniel Brühl). Adam Jones (Cooper) almeja ganhar a terceira estrela do tradicional Guia Michelin, fundado em 1900, e ainda vencer o concorrente prepotente como ele. No entanto, o cozinheiro percebe mais tarde que o importante na vida não é ganhar a estrela sonhada, mas realizar um trabalho respeitoso em equipe como uma família, tanto na cozinha gourmet quanto no lar, sendo um pai presente à filha pequena da sua nova ajudante e atual namorada, Helene (Sienna Miller).
Enquanto a personagem interpretada por Catherine Zeta-Jones apesar de não jogar pratos nos outros cozinheiros, fuzila-os com seu olhar penetrante e assustador, muito engraçado. Kate Armstrong que ocupa todo o tempo chefiando a cozinha gourmet de um moderno restaurante em Manhattan terá de arrumar mais tempo para cuidar da sobrinha Zoe (Abigail Breslin) após a morte da irmã num terrível acidente de carro. Kate é orientada no divã a ser mais flexível consigo mesma e com as pessoas ao seu redor, incluindo o boêmio Nick (Aaron Eckhart).
O filme nacional Estômago, também na Netflix, entrou na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Na trama, Raimundo Nonato (João Miguel) chega à cidade de São Paulo com uma mão na frente e a outra atrás. Ao invés de tirar a mão da frente, o migrante nordestino é contratado pelo chef italiano Giovanni (Carlo Briani) e agora precisa aprender a degustar um bom vinho, acompanhado da deliciosa comida disponível no Mercado Municipal da capital. Ocorre que o envolvimento com a prostituta carismática Íria (Fabiula Nascimento) acaba levando-o à prisão, e lá seus pratos seduzem em pouco tempo todos os presidiários intransigentes, liderados por Bujiú (Babu Santana). O nome de batismo do santo católico é substituído pelo apelido “Alecrim” num banquete especial de boas vindas preparado por ele ao criminoso Etcetera (Paulo Miklos) que acaba de ser transferido.  
Após Homem de Ferro 2, o elenco principal se reúne novamente no longa-metragem Chef para nos deixar com água na boca depois de saciar nossa sede de aventura, embora Robert Downey Jr e Scarlett Johansson tenham participações especiais insignificantes, a fim de promover o ótimo filme dirigido por Jon Favreau. Na trama, disponível no Prime Vídeo, o cineasta interpreta um chef de cozinha em conflito com o dono do restaurante de Los Angeles  (Dustin Hoffman) onde trabalha. O clímax acontece após o respeitado crítico gastronômico Ramsey Michel (Oliver Platt) detonar aquele estabelecimento e a discussão acabar viralizando no Twitter, um ringue virtual desde 2014, pelo menos. O escândalo  faz Carl Casper (Favreau) pedir demissão a fim de rodar por Miami vendendo sanduíches cubanos num trailer cedido pelo ex-namorado (Downey Jr) da sua ex-esposa, Inez (Sofía Vergara). No filme, a linda colombiana de Barranquilla é filha de um cubano que toca saxofone em bares do bairro Little Havana, ao lado de outros refugiados da ilha, para no dia seguinte almoçar no famoso restaurante Versailles. As postagens do filho de Carl e Inez, Percy (Emjay Anthony) fazem o Food Truck bombar em pouco tempo e o casal se unir novamente numa grande festa ao som cubano, liderado pelas rumbas do pai de Inez.
Após formarem uma “dupla” no trabalho em O Diabo Veste Prada, Meryl Streep e Stanley Tucci formam  um casal apaixonado em Julie & Julia, disponível no Star Plus. A trama desenvolve o cotidiano de Julia Child (Streep) a partir dos anos 1950 em contraste com a vida da nova-iorquina Julie Powell (Amy Adams) após o ataque às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. A californiana se mudou para Rouen onde Joana d'Arc foi queimada, de modo a acompanhar o marido diplomata, Paul Cushing Child (Tucci), mas acabou matriculando-se nas aulas de culinária oferecidas pela escola parisiense Le Cordon Bleu para afastar o tédio. A motivação da funcionária Julie Powell é bem parecida, a jovem que estava insatisfeita no trabalho, decidiu cozinhar todas as 524 receitas da sua maior fã em apenas 365 dias, além de publicá-las no seu blog criado especialmente para isso. A carismática aprendiz de cozinheira que fala cantado, leva o filme nas costas, já que as colegas do seu tempo são chatas demais. Ao contrário da personagem interpretada por Amy Adams que trabalha sozinha em uma realidade muito mais divertida,  descabelando-se toda para fazer mais de uma receita por dia no período de um ano, no máximo. A cena mais engraçada foi a da blogueira tendo que cozinhar algumas lagostas vivas na panela enquanto observa a agonia dos crustáceos ao som de Psycho Killer da banda Talking Heads.

Ratatouille (2007) - Nota: 5,0 
Pegando Fogo (2015) - Nota: 3,5 
Estômago (2007) - Nota: 3,5 
Sem Reservas (2007) - Nota: 4,0 
Chef (2014) - Nota: 4,0 
Julie & Julia (2009) - Nota: 4,0 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.