27/01/2022 às 22h13min - Atualizada em 27/01/2022 às 22h13min

​Continua o barulho de bares e aglomerações tirando o sossego dos moradores

A situação de alguns bares é motivo de debate na comunidade. De acordo com denúncias de moradores locais, estabelecimentos na região de Butantã, Pinheiros e Vila Madalena têm desrespeitado normas de barulho vigentes. A população, em depoimentos, faz denúncias, pois estão agindo fora das normas do PSIU - Programa Municipal de Silêncio Urbano.

Moradores do Butantã denunciam casa de shows e esportes (quadras de Beach Tênis).
De acordo com a reclamação de moradores do Jardim Londrina, o “Estação Morumbi”, localizado na Rua Osíris Magalhães de Almeida, 326, estaria promovendo shows ao ar livre. Assim, a vizinhança estaria sofrendo com o alto ruído promovido.

“Não tem nenhum tipo de tratamento acústico, ao contrário, o teto deles é retrátil. E as quadras são sonorizadas também. Abre as 6h e vai (oficialmente) até as 23h. Tenho protocolos do ‘Psiu’, pedido de fiscalização, protocolos do 190. Os bairros Jardim Londrina e Monte Kemel são residenciais, apesar no MK ser zona mista, o Londrina é exclusivamente residencial. Quando soltam o público na rua, depois dos shows, estamos falando 250 pessoas na via local residencial fazendo algazarra, gritaria, mijando nos portões das casas e condomínios, quebrando garrafas de bebidas alcoólicas nas lixeiras e muros, e atentado ao pudor”

Segundo moradores, houve tentativa de diálogo com os proprietários do espaço. Os responsáveis teriam dito estar com a situação regularizada. Porém, a comunidade questiona se houve tratamento acústico, ou há autorização para funcionamento sem a apresentação de um um estudo de impacto ambiental.
Informações (https://www.instagram.com/_estacaomorumbi/) apontam para um período de cerca de 40 dias de funcionamento com o som alto. A agenda de shows da casa demonstra, por exemplo, três apresentações apenas no dia 23, com início da primeira performance às 13h e início da terceira às 19h. No feriado do dia 25, um show começou às 15h e outro às 19h.

Bares da região também promovem som alto
“Tem um bar novo aqui na Rua Wisard, 396 ‘Bar do Gê’ que agora deu para fazer samba na calçada, depois da 1h até as 3h da madrugada. Vocês acreditam nisso! No último dia 22/1 liguei para PM duas vezes, mas não tivemos retorno. O som do samba na calçada é insano. Fica na rua Wizard, 396. Ponto de referência: entre as ruas Fidalga e Fradique Coutinho.” D.O.

“Dá para ouvir aqui da Girassol. Claro que o som mais baixo. Envie um e-mail para Prefeitura com cópia para Ouvidoria e Ministério Público. Tire foto do local a hora que estiverem tocando e anexe. Escreva o endereço. Além disso também denuncie no instagran do prefeito.” C.D.A.S.

“Acredito, pois o ‘copo a copo’ isso é rotina. Não adianta reclamar. Há noites que vai até as 6, 7 horas da manhã.” M.M.

“Parece que o nosso bairro está tomado pelos abusos em todos os cantos...” E.M.A.

“Moradores das proximidades do cruzamento da Mourato Coelho x Inácio Pereira da Rocha estão incomodados com a ‘várzea‘ insustentável que se formou desde agosto por conta do barulho infernal de seis estabelecimentos, e também do ‘pancadão’ na calçada da Droga Raia... Precisamos tentar ideias/ações em conjunto para ao menos minimizar o problema. Já tentei por diversas vezes ‘portal da prefeitura’, Psiu, Conseg e não obtive qualquer resultado. Recorro à PM por meio do formulário web e/ou ligação, quase que diariamente e é apenas por esse canal que eventualmente consigo alguma ajuda. Quem estiver sofrendo por conta destas esquinas, vamos nos organizar?” E.M.A.

PSIU deve regular barulho
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, informa que o estabelecimento comercial possui alvará de funcionamento regular para a atividade exercida, e que a equipe do Programa Silêncio Urbano (PSIU) adicionou o bar na programação de vistorias.
As denúncias de casos similares devem ser feitas através do canal oficial disponibilizado pela Prefeitura, o Portal 156, que pode ser acessado pelo site, aplicativo mobile ou telefone. Em caso de infração dos parâmetros legais, o estabelecimento está passível de ser notificado, autuado e, na persistência da infração, ter o estabelecimento interditado. Tanto o barulho oriundo de sistemas sonoros, quanto o proveniente de conversas estão passíveis de fiscalização.
A Subprefeitura Pinheiros conta com cinco equipes formadas por dois agentes vistores e um supervisor que atuam diariamente na fiscalização nos bairros que competem à administração regional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.