20/01/2022 às 22h32min - Atualizada em 20/01/2022 às 22h32min

​Prefeitura faz monitoramento no período de chuvas

Enquanto no inverno, a média histórica de precipitação em São Paulo gira em torno de 50 mm, no verão o cenário é bem diferente. Em média, nos meses de janeiro, chove cerca de 225 mm, mais de 4 vezes. Com o chão coberto de concreto e asfalto, a infraestrutura da cidade sofre com constantes inundações. Todos os anos, a Prefeitura implanta um Plano Preventivo de Chuvas de Verão. 

Problemas em Pinheiros
Entretanto, problemas ocorrem em locais de forma permanente, como, por exemplo, as proximidades do Beco do Batman, em Pinheiros, e inúmeras ruas na região. 

Pinheiros possui inundações históricas
As proximidades do Beco do Batman formam um vale, por onde escorre a água da chuva, causando inundações todos os anos. A Prefeitura, por meio da Subprefeitura Pinheiros, realizou, há cerca de dez dias, limpezas nas bocas de lobo em toda a extensão da rua Medeiros de Albuquerque e rua Harmonia, respectivamente, localizadas no entorno do beco do Batman. Em julho do ano passado, realizou obras de drenagem e melhoria de pavimentos e calçadas no perímetro para solucionar pontos de empoçamento de água, ocasionado por uma nascente de mina d’água.  Foi implantada uma boca de lobo de 20 metros de ramal de galeria pluvial, com ligação à extremidade oposta da rua, e aberta uma vala para drenagem da água, além da implantação de ramal de galeria para canalizar a água da chuva que passa pelas calhas das residências. O ramal foi ligado à boca de lobo recém construída.

Também foram retirados obstáculos
Localizados nas calçadas, para facilitar o escoamento da água, e realizada a substituição de malotões por pilaretes de madeiras, que exercem a função de conter o acesso aos veículos. Outras melhorias como, conservação dos jardins de chuva, coleta de lixo, pinturas antipichação em muretas e pinturas de guias também foram realizadas.

Butantã também sofre com problema
A Subprefeitura Butantã realiza limpeza periódica do Piscinão Cedrolândia, na Avenida Francisco Morato, com manutenção e operação do sistema de bombeamento da água do equipamento. Somente no mês de dezembro, mais de 100 toneladas de detritos foram recolhidos do reservatório. As galerias pluviais da região passam pelo processo de limpeza com hidrojato frequentemente, sendo o último em 13 de janeiro de 2022. Além disso, o local é limpo após cada chuva e o bombeamento da água é automático. De janeiro a novembro de 2021, foram retiradas 2.852 toneladas de detritos do local.

Piscinões
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras trabalha, no momento, na construção de dois novos piscinões. O reservatório do Taboão, na Zona Leste, terá capacidade para armazenar até 170 mil metros cúbicos de água e entrará em operação ainda neste verão e o reservatório Paraguai-Éguas, na Zona Sul, poderá receber até 110 mil metros cúbicos de água, com previsão para entrar em operação em 2023. O piscinão do córrego Paciência, localizado na Zona Norte, entrou em operação em 15 de dezembro, com capacidade para armazenar 107 mil metros cúbicos de água.
Em 2021, a Secretaria concluiu a implantação das novas galerias de Córregos Zavuvus e Anhanguera e também o canal de ligação entre os três novos reservatórios do córrego Ipiranga. Para garantir a segurança da população, em 2021 foram concluídas as obras emergenciais no sistema de drenagem nas ruas Dr. Jairo Franco, André Lens e Augusto Franco Souza, além da recomposição das galerias na Marginal Pinheiros. Atualmente, outras 23 intervenções emergenciais no sistema de drenagem da cidade estão em andamento.
Em agosto do ano passado, a Secretaria publicou os Cadernos de Drenagem das bacias dos córregos Pirajuçara, Uberaba, Água Preta/Sumaré, Aricanduva, Rio Verde e Anhangabaú. Os cadernos contemplam as obras já executadas pela SIURB e apresentam também as soluções complementares para as áreas das bacias que ainda necessitam de intervenções.
Sistema de monitoramento de Piscinões e túneis
Um sistema inédito de monitoramento está em pleno funcionamento em piscinões e túneis da cidade. A rede centraliza o acompanhamento de chuvas, drenagem, operação dos reservatórios e escoamento da água. Por meio da rede de telemetria e telemonitoramento, é possível acompanhar o nível e vazão da água, e o funcionamento das motobombas (responsáveis pelo escoamento), por meio de sensores instalados nos piscinões e túneis. Além disso, o sistema emite alertas em caso de queda de energia, obstrução e falha mecânica. No caso dos túneis, é possível, também, monitorar o nível de CO2 acumulado.
Com essas informações, um centro de controle operacional instalado dentro da SMSUB realiza o acompanhamento à distância e consegue viabilizar ações emergenciais, como limpeza e reparos de equipamentos de drenagem. Até pouco tempo, os piscinões eram operados individualmente pelas subprefeituras, no local e de forma manual. Agora, as bombas controladas remotamente podem ser ligadas e desligadas conforme a necessidade, e na hipótese de queda de energia, geradores são acionados também à distância.

Serviços Preventivos
A SMSUB também desenvolve diversas ações para reduzir os impactos das chuvas nas regiões das 32 subprefeituras. Além da manutenção e desassoreamento de piscinões/pôlderes, é responsável pela limpeza de córregos, microdrenagem, conservação de galerias e poda de árvores. No ano de 2021 foram limpos 362.423,79 metros de galerias, 421.986,96 metros de ramais, 104.709 bocas de lobo, 18.603 poços de visita e 8.913.421,84 m² de margens de córregos. Foram reformados, ainda, 32.254 bocas de lobo e 2.996 poços de visita.Além disso, mais de 168 mil árvores foram podadas ou removidas. A limpeza de piscinões resultou na retirada de 195.567,21 toneladas de detritos, uma extensão de 1.400.048,66 m². Em novembro de 2021 foram iniciadas as operações do Plano Preventivo Chuvas de Verão que segue até o mês de março, com ações de monitoramento e combate às enchentes e alagamentos na Capital.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.