18/11/2021 às 23h09min - Atualizada em 18/11/2021 às 23h09min

Comunidade questiona como será concessão dos Parques Villa-Lobos e Candido Potinari

Para a SAAP - Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, a concessão do Villa-Lobos precisa prever melhorias no acesso e no trânsito, segundo associações civis como a SAAP, Sociedade dos Amigos do Bairro City Boaçava (SAB), Condomínio ’Ilhas do Sul’ e organização ‘Nossa Turma’. A ideia é que, já que o número de visitantes dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari deve aumentar de 6 para 7 milhões ao ano, depois que sua gestão for transferida para a iniciativa privada, a infraestrutura deve ser melhorada para absorver as demandas do público. Os documentos do processo de concessão foram abertos para consulta pública e encerradas no último dia 2 de novembro.
“Membros da sociedade civil da região representados nos conselhos dos parques estão defendendo que o projeto reforce as obrigações relacionadas a melhorias no acesso, como estacionamentos. A demanda foi apresentada nas últimas reuniões dos conselhos pela SAAP, pela Sociedade dos Amigos do Bairro City Boaçava (SAB), pelo Condomínio Ilhas do Sul e pela organização Nossa Turma”, afirmam no texto.
“Os parques são as praias dos paulistanos. Imaginem conceder uma praia por 30 anos para o concessionário ganhar dinheiro como quiser? Quem mora em apartamento e não tem dinheiro ou oportunidade para viajar tem de ir para os parques, que não podem ser privados. No Parque Ibirapuera, concedido recentemente, algumas fotos amadoras e qualquer equipe de usuários praticando alguma atividade física agora têm de pagar à empresa administradora. #privatizarfazmalaobrasil” F.S.

Análise do Governo
A consulta pública, incluiu a audiência pública e reuniões de apresentação do projeto aos respectivos Conselhos dos Parques. As sugestões estão sendo analisadas por equipe do Governo, incluindo das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), de Orçamento e Gestão, Fazenda e Planejamento, além da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), de modo a aprimorar o projeto. Diversas contribuições, inclusive, já foram analisadas, com resultados preliminares apresentados nas reuniões dos Conselhos. A partir das sugestões enviadas pela sociedade será elaborado um relatório de aproveitamento de contribuições, além da revisão dos documentos licitatórios. Esse relatório deve ser apresentado ainda este ano aos conselhos dos parques.

Roda Gigante segue independente da concessão
Quanto à roda gigante, com 90 metros de altura, que será a maior da América Latina, está sendo muito criticada pelos moradores locais, o Governo do Estado esclarece que o equipamento, que segue em processo de implantação no Parque Candido Portinari, faz parte das ações de revitalização dentro do Projeto Novo Rio Pinheiros. A empresa SPBW que ganhou o Chamamento Público para explorar o serviço dentro da unidade trabalha na infraestrutura do terreno. O processo deverá ser conciliado com a execução do Contrato de Concessão.

Área verde privilegiada
O Parque Villa-Lobos ocupa uma área de 732 mil m2, equivalente a mais de 114 campos de futebol de padrão internacional. É exemplo de recuperação ambiental em área urbana, pois até 1988 no local eram depositados resíduos de construção e materiais dragados do rio Pinheiros. Foi aberto ao público em 1995, parcialmente implantado e concluído em 2006. Atualmente predominam bosques, alamedas, jardins e gramados para o lazer ao ar livre. Excedem 35 mil árvores com diversidade de mais de 150 espécies, a maioria nativa.
Merecem destaque as instalações esportivas: com quadras de tênis e poliesportivas, streetbasket, campos de futebol, ciclovia, pistas de caminhada, espaços para shows e eventos, como o anfiteatro aberto com 600 lugares e a Biblioteca Parque Villa-Lobos – finalista ao Prêmio Biblioteca Pública do Ano 2018, promovido pela IFLA – Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.