03/10/2024 às 22h00min - Atualizada em 03/10/2024 às 22h00min

​Polícia sob crítica por crescente onda de assaltos em Pinheiros

Em 2024, o bairro de Pinheiros, em São Paulo, enfrentou um aumento alarmante de assaltos e roubos, atingindo recordes históricos desde o início dos registros em 2002. Foram reportadas 1.426 ocorrências de furtos e roubos, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Esse aumento significativo de crimes patrimoniais coloca em evidência a ação, ou falta dela, por parte da Polícia Militar.

Falsos entregadores
A situação em Pinheiros é particularmente grave quando comparada a outras áreas da cidade. Relatos de assaltos à mão armada, especialmente por falsos entregadores de delivery, têm se tornado frequentes, aumentando a sensação de insegurança entre os moradores. Câmeras de segurança na Rua Mateus Grou registraram dois assaltos em menos de 24 horas, marcando mais de nove assaltos evidenciando a audácia dos criminosos.

293 criminosos presos
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que, desde o início do ano, 293 criminosos foram presos por crimes patrimoniais na área. No entanto, as medidas de repressão parecem insuficientes para conter a escalada da violência. A população local critica a eficácia das ações policiais, apontando a necessidade de estratégias de prevenção mais robustas e uma presença policial mais efetiva e constante.

Degradação urbana
Além disso, a prefeitura também é alvo de críticas por parte dos moradores, que sentem que as ações de urbanização e manutenção das áreas públicas não são adequadas para prevenir a criminalidade. A degradação urbana é frequentemente mencionada como um fator que contribui para o aumento dos crimes, destacando a necessidade de um plano de ação integrado entre as forças de segurança e as políticas de urbanismo.

Resposta da Polícia
"A Polícia Militar, por meio do Vigésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, informa que vem sendo realizadas diversas ações operacionais de apoio aos pontos sensíveis da região paralelamente à Operação Impacto que corresponde ao perímetro do Batalhão, compreendendo os bairros de Pinheiros, Butantã, Jardins e Jaguaré, priorizando a intensificação do policiamento ostensivo através de saturações, pontos de estacionamento e bloqueios para, assim, aumentar a segurança e reduzir os indicadores criminais."

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.