29/08/2024 às 22h39min - Atualizada em 29/08/2024 às 22h39min

​Acordem candidatos!

Nadir Mezerani

“ Esboço de reurbanização de caótica região atrás do Cemiterio São Paulo. Local onde a Av Sumaré seria unida à Rodovia Raposo Tavares, no Plano de Vias Arteriais à São Paulo - prefeito Figueiredo Ferraz “
"O metrô engavetou a ‘loucura’ justificando sua discordância, pois lá não haveria estação! Alguns anos depois esqueceram da mentira e escoraram com 20 m de tubos metálicos a Estação Sumaré, agora irracional e mais custosa, independente, sob nosso projeto do Viaduto Dr. Arnaldo. Esse é o Brasil em busca de identidade elogiável!"

Nessa fria segunda feira conversei com meia dúzia de ‘curiosos’ sobre história, teorias e práticas urbanísticas em São Paulo. 
Depois de assistir a duas entrevistas na TV, onde conhecedores de política querem nos ajudar morar nessa cidade: um deles ‘triste’ chora pela periferia, outro ‘troveja’ contra a outra parte da população da cidade.
Como o assunto é sobre prefeitos, hoje misturo aqui estas histórias contadas soltas e livres de minha convivência com muitos prefeitos, e as ouvidas acima. Ossos do urbanismo. 
Reproduzo historias desde 65, passando por Faria Lima até ideias atuais exercitando a memória que podem resultar uma canção. 
Antes de tanto assunto sério, fomos à esquina tomar café e no caminho, ida e volta, amargamos intolerância ao passar no estreito trecho do passeio da Rua dos Pinheiros, esmagado pelo chique quiosque da Estação Fradique do Metrô. Desta vez não competimos com bicicletas, nem com ladrão de celular, mas com um cachorro urinando ao lado da 'banca de isqueiros' (suposta banca de jornais). 
Como hoje é dia de meu aniversário, também tenho o direito de criticar e elogiar prefeitos, desde aquele da cidadezinha que nasci, singela Vitoriana ao pé da Serra de Botucatu, esta cidade sem limites, randômica, que poderia escoar Serra do Mar abaixo, suas necessárias desapropriações. Obvio sem destruir Santos, corretamente planejada pelo sanitarista Saturnino de Brito! 

Seguem contos concretos:
- “Em 1968 no projeto da 'Ligação viária Brasil x Sumaré' a Av. Dr. Arnaldo e Oscar Freire ficavam sobre túnel, mas alguns anos após veio ordens superiores contra esta solução.  Assim, estudamos uma nova proposta cortando o ‘espigão leste x oeste da cidade’, com obra  só de corte com  tratores e transportando milhões de caminhões de terra. Para minimizar custos as obras foram executadas sobre a terra, como formas, antes de escavações sob os viadutos. Tentei, sem sucesso, expor que o Viaduto Dr. Arnaldo fosse a própria cobertura da estação futura do metrô". 
"Mas a Av. Sumaré foi um enorme benefício, alargada com enorme canteiro central verde, faixas  aos coletivo, motos e veículos  que ainda existirão por décadas, mesmo que elétricos.”

“Sobre a saga da Av. Paulista rebaixada ,’Nova Paulista’, tive que contar pela milésima vez, que a obra fora interrompida e o prefeito Figueiredo Ferraz demitido do cargo. A elite paulistana local não quis entregar suas garagens desapropriadas, sob os recuos da avenida original alargada.  A elite do Club Homes, fez parte do processo contra as obras, pois sua quadra de esportes ficava sob os dez metros de passeio público. Garagens e quadra, sob passeio público, talvez nem paguem  imposto: surrealismo paulistano. O ‘famoso’ deputado Estadual Wady Helu comandou o batalhão até a chegada triunfal do prefeito biônico Miguel Colasuonno.”
Na reunião lembrou-se  com saudades da EMURB
“EMURB gerenciadora de belas obras da cidade; saudades do metrô municipal; do PDDI- Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado que se desintegrou com Colasuonno, pois as 'Z1' estagnadas serviram de paisagem,‘mar’, às demais 'Z’s', em grotescos territórios superfaturados pelo ‘poder -político-privado’, comandado pelo atrasado metrô nas mãos do Governo, sem sair do município...“
A conversa seguiu sobre urbanismo e as necessidades atuais da sociedade merecedora de qualidade de vida!
“O cafezinho nos fez lembrar do administração atual, dono de receita de 120 bilhões, para direcionar forças aos belos projetos de CEUS, fica sujeito a voltar pra casa sem benção divina”

Também foi comentado 
“A promessa de readequar o Largo da Batata com um pequeno túnel sob a Teodoro Sampaio sobre o Metrô amarelo!"
Afinal a ex-prefeita, fez dois túneis na mesma avenida Faria Lima, até em sentidos errados!
Alguém lembrou que a Prefeitura pensa que o 'Beco do Batman' ficará livre de enchentes, com córrego entubado e piscinão enterrado!
“Basta virem passear pela junção do córrego Verde com a depressão topográfica no fim da Mateus Grou junto ao Cemitério São Paulo, rua Murat e Inácio Pereira da Rocha, que verá que essa cidade só resolve enchentes com desapropriações, criando lagos a céu aberto e viário, este sim como túnel, entubado. “
Assim apresento a solução em esboço do melhor caminho para se coibir enchentes na cidade: desapropriar para criar praças e lagos. 
A reunião se estendeu com vasta incógnita sobre a sanidade daqueles da ‘terra plana’ que pensam preservar o 'Minhocão' como  praça verde sobre seu concreto cinza! 

“O 'Minhocão' pode ser desmontado, serrado e transportado por helicópteros sikcorsk. Após ser substituído por túnel, sem prejudicar a ligação leste oeste. Afinal a enorme bela esfinge de  Ramsés  foi cortada e transportada para permitir represa no Rio Nilo, no Vale dos Reis.”
Voltando à TV lembrei a pertinente pergunta da entrevistadora Monica Waldvogel, preocupada com mesmices, quando quis ouvir dos entrevistados alguma ideia inovadora à famosa São Paulo... Mas seu esforço em ar esperançoso não teve retorno algum!
Coragem prefeitos, a premiada Curitiba nasceu ouvindo nossos colegas urbanistas!
*Nadir Mezerani é arquiteto, urbanista, professor e diretor da Gazeta de Pinheiros                                                                      www.nadirmezerani.com 

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