12/09/2024 às 22h30min - Atualizada em 12/09/2024 às 22h30min

​Mudança de rotas de aviões de Congonhas transtorna população com barulho

Uma mudança recente realizada na rota dos aviões que transitam por Congonhas está provocando incômodos tremendos aos moradores sob os novos trajetos. Quem visita o Parque do Ibirapuera, por exemplo, agora já não consegue mais aproveitar o ambiente calmo de natureza, já que no lugar do som de pássaros o que mais se ouve agora são as turbinas dos jatos, que atingem decibéis muito acima do aceitável em qualquer proporção. Especialistas afirmam que se trata de uma redistribuição das rotas, para torná-las menos concentradas em certas partes da cidade, diminuindo os mesmos transtornos causados por barulho nessas regiões. No entanto, assim como as rotas, o incômodo com os altíssimos níveis de decibéis emitidos pelas máquinas também foi redistribuído, chegando agora à população de bairros como Vila Madalena, Brooklin, Itaim Bibi e Ibirapuera.

População da Vila Madalena sofre com novas rotas
A população da Vila Madalena em particular está revoltada com o aumento abrupto na poluição sonora da região, e protesta contra a situação. Veja os depoimentos:

“Impossível ter algum sossego dentro do próprio lar. Nem a televisão dá para escutar quando eles passam. Isso não estava dessa forma antes. Sabemos que sempre foi rota, mas não com essa intensidade assustadora, de passar de 2 em 2 minutos, um avião superando 120 decibéis.” R.R.

“Hoje entrei no site filghtradar24 e fiquei acompanhando os aviões passando no mapa. Vi que aqui na Vila Madalena passa uma rota que vai para Congonhas. Em meia hora que acompanhei, passaram 10 aviões, ou seja, aproximadamente de 3 em 3 minutos. Isso está muito acima do que costumava ser.” S.R.

“Já tem mais tempo que está assim, estou sentindo esse aumento há mais de mês já, e é o dia inteiro sem parar”. M.C.

“Não dá pra ter mais de dois minutos de silêncio. Estou muito abalada, ainda mais porque sou autista e esse barulho me desregula. É muito difícil.” R.S.

“Eu fico muito incomodada também, principalmente à noite. Entre o início e o fim do barulho de cada avião, acaba sendo um ruído incessante.” C.M.

“Provavelmente reduziram o tempo entre decolagem e pouso, para aumentar o número de voos diários.” H.P.

Resposta da ANAC
"Esclarecemos que Congonhas possui Plano Específico de Zoneamento de Ruído (PEZR) registrado junto à ANAC-Agência Nacional de Aviação Civil, acessível online. Cabe destacar que o Plano de Zoneamento de Ruído (PZR) é um planejamento elaborado pelo operador do aeroporto em cumprimento às orientações do RBAC nº 161, e o monitoramento contínuo do zoneamento de ruído na área urbana é uma atribuição da administração municipal. Congonhas deve instituir uma Comissão de Gerenciamento de Ruído Aeronáutico (CGRA) para discutir a elaboração, atualização e implementação do PZR, bem como ser um fórum colaborativo com vistas a estudar, propor e implementar, medidas para mitigar o impacto do ruído aeronáutico no entorno de seu aeródromo. A reorganização do espaço aéreo e outras medidas operacionais relacionadas à aproximação e decolagem são questões frequentemente debatidas e monitoradas pela CGRA do Aeroporto de Congonhas. Isso é resultado de um esforço conjunto de todos os representantes envolvidos." - Luiz Flávio Assis Moura - GTIC/ASCOM

Continua o problema apesar das obras de modernização do aeroporto
Depois de todos os transtornos da concessionária ‘Aena’, do aumento do barulho dos aviões com as mudanças bruscas de rotas não avisadas pela ANAC, que aumentaram em várias regiões da cidade, estão acontecendo as reformas no aeroporto com o objetivo de melhorar a experiência dos passageiros e a eficiência das operações das companhias aéreas. Com um investimento de R$ 2 bilhões a promessa é que ele se tornará mais moderno, confortável e seguro até 2028.
As mudanças incluem a expansão do terminal de embarque para 105 mil m² e a adição de 19 novas pontes de embarque. Também serão construídos novos hangares e pátios de 215 mil m² para aviação comercial e um novo terminal de cargas. O canal de inspeção será ampliado de 10 para 17 pontos, e as pistas e pátios serão requalificados com reforço estrutural.
Uma das novidades mais esperadas é a transformação de um hangar histórico, atualmente utilizado pela Gol Linhas Aéreas, em uma área de embarque remota com temática de ‘Museu da aviação’. Este espaço contará com peças, fotos e objetos que narram a história da aviação no Brasil, proporcionando uma experiência única para os passageiros. 
Michael Cabral, gerente de gabinete de Congonhas, destacou a importância dessa iniciativa: "Queremos que os passageiros se sintam conectados com a história da aviação enquanto aguardam o embarque. Será uma forma de abraçá-los com a história e cultura da aviação."

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