23/08/2024 às 02h03min - Atualizada em 23/08/2024 às 02h03min

​Aumento de roubos em bairros nobres expõe desafios da segurança pública em São Paulo

Nos últimos meses, os bairros de Alto de Pinheiros, Vila Andrade, Perdizes, Butantã e outras regiões têm sido palco de uma preocupante escalada de crimes, especialmente roubos em áreas nobres. Este aumento faz parte de uma tendência alarmante que se estende por toda a capital paulista, onde os números de assaltos vêm crescendo de forma contínua.

Quase 20 mil casos em um mês
Em fevereiro de 2023, São Paulo registrou 18.418 casos de assaltos, um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior, completando 12 meses consecutivos de crescimento. Bairros como Pinheiros e Perdizes foram particularmente afetados. Em 2022, os roubos em Pinheiros subiram 67%, com incidentes frequentes envolvendo criminosos disfarçados de entregadores de delivery. Perdizes viu um aumento de 18,5% nos primeiros cinco meses de 2024, totalizando mais de 1.200 ocorrências.

Deficit de policiais
Apesar dos esforços das autoridades de segurança pública para conter a onda de crimes, como o aumento de operações e prisões em flagrante, o déficit de policiais tem dificultado a resposta eficaz. Moradores estão cada vez mais preocupados, com relatos de assaltos violentos e audaciosos, como o caso de um homem baleado na frente do filho em Vila Andrade, e o roubo dentro de uma academia em Perdizes.

Associações se mobilizam
A insegurança crescente levou associações de moradores a tomarem medidas próprias, como a instalação de cartazes alertando sobre o risco de assaltos em áreas específicas. Enquanto isso, bairros centrais como Sé e Campos Elíseos registraram quedas significativas nos roubos, levantando questionamentos sobre a eficácia das estratégias de policiamento nas zonas mais afetadas.

Resposta da PM
Procurada pela redação, a Polícia Militar emitiu uma nota: "A Polícia Militar informa que vem realizando operações em toda a área que corresponde ao perímetro do Batalhão, compreendendo os bairros de Pinheiros, Jardins, Butantã e Jaguaré, priorizando a intensificação do policiamento ostensivo através de saturações, pontos de estacionamento e bloqueios para, assim, aumentar a segurança e reduzir os indicadores criminais. Informa também que, desde janeiro, apenas na região de Pinheiros, foram recuperados 62 (sessenta e dois) veículos, efetuadas 110 (cento e dez) prisões em flagrante e apreendidas 05 armas de fogo. Ressaltamos ainda a importância das solicitações e registros de ocorrências via 190 visando subsidiar as ações de policiamento, assim como o competente registro junto à Delegacia de Polícia que atende a região." Cap PM Simões - Sala de Imprensa - CComSoc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.