23/08/2024 às 01h45min - Atualizada em 23/08/2024 às 01h45min

​Construtoras prejudicam e acabam com todas árvores

O desmatamento continua livre em nossa região, pelos incorporadores e construtoras, que conseguem o TCA, um laudo ambiental emitido pela Secretaria do Meio Ambiente, com apoio da CETESB ou ainda outro órgão público e cortam todas as árvores na frente, deixando a região cada vez mais desprotegida de áreas verdes. Moradores denunciam corte indiscriminado na rua Lisboa, entre a Av. Rebouças e Arthur Azevedo de árvores frondosas, que em poucas horas estavam no chão, amparados pela antiga e nova Lei de Zoneamento. No Butantã, no bairro do Caxinguí, a Construtora Cyrela deve fazer o mesmo na Rua Quitanduba, 126, com frondosos ‘ficus’ e outras espécies que serão mortas. Ainda em Pinheiros, a Even Construtora derrubou toda as casinhas entre as ruas Harmonia e Rodésia, junto com árvores frutíferas, que serão tomados por prédios e mais prédios.  E moradores do Condomínio Edifício Maison Florence, localizado na Rua Capote Valente, 900 em Pinheiros, relatam graves transtornos causados por obra da Construtora Mitre. Além do barulho constante e da poeira, o edifício tem sido afetado por tremores frequentes, gerando preocupações sobre a segurança estrutural do prédio. Tudo em benefício do progresso. 
A Construtora Tegra comprou parte do terreno pertencente ao Colégio Salesianos, situado a Rua Pio XI e que ocupa um quarteirão, para construção de um empreendimento imobiliário. A parte comprada, foi justamente a área referente a um bosque com dezenas de árvores centenárias e de grande porte que abrigam também uma grande diversidade de pássaros. Vale ressaltar, que o mesmo é protegido pelo Decreto 30.443 de 20/09/1989 no seu art 4o como Patrimônio Ambiental. "Temos a chance de lutar pela preservação deste pulmão verde da nossa cidade. Assine esta petição, espalhe para conhecidos. É urgente. Se você não mora na região, mas se preocupa com a perda de grandes áreas verdes, junte-se a nós! Nossas árvores estão em perigo!"

Quer assinar esta petição?
https://chng.it/cDQgjcLQZp

Obras avançam as 22 horas da construtora Mitre
Relatos indicam que, em diversas ocasiões, os trabalhos da obra se estenderam além do horário permitido, ultrapassando as 22h, afetando o descanso dos residentes. A situação tornou-se mais alarmante quando, no dia 10 de agosto, uma moradora do oitavo andar relatou um forte solavanco que fez o sofá em que estava sentada levantar do chão. Ao buscar explicações, essa mesma moradora foi informada por operários que o trabalho de impacto estava ocorrendo sem a supervisão de um engenheiro ou mestre de obras.

Danos à estrutura 
O episódio levantou preocupações sobre os possíveis danos à estrutura do edifício e a segurança dos moradores, que incluem idosos, crianças e pessoas em home office. Moradores temem que os tremores possam causar danos irreparáveis ao prédio, colocando em risco a habitabilidade do local.
Diante da gravidade da situação, os residentes do Maison Florence solicitam que a Mitre adote providências imediatas, incluindo uma reunião com o engenheiro responsável pela obra para esclarecer os impactos e medidas preventivas.

Resposta da empresa
Procurada pela redação, a empresa emitiu a seguinte nota: “A Mitre Realty esclarece que todos os empreendimentos executados pela incorporadora, incluindo o Essência Brasileira by Haus Mitre, seguem à risca as normas técnicas vigentes, garantindo a utilização dos melhores procedimentos de engenharia para a execução das contenções, de modo que não existam riscos à vizinhança. Além disso, informa o seu compromisso para que o time de obras atue de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h. A incorporadora tem um canal aberto com toda a vizinhança. Inclusive, realizou uma reunião recentemente com a síndica e duas moradoras do Condomínio Edifício Maison Florence, para esclarecer os itens mencionados. A Mitre reitera o seu comprometimento com a qualidade dos serviços e segue à disposição do Condomínio e vizinhança para quaisquer esclarecimentos.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.