07/06/2023 às 22h57min - Atualizada em 07/06/2023 às 22h57min

​‘Dia da Imunização’: entenda a importância do protocolo vacinal do seu pet

Mars Petcare conscientiza tutores sobre a influência da imunização animal desde suas primeiras semanas de vida

No mês de junho, ganham destaque as comunicações sobre a importância de manter as vacinas em dia, graças ao Dia Mundial da Imunização, celebrado em 9 de junho no Brasil. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da imunização e promover a vacinação como uma medida fundamental para a proteção de algumas doenças infecciosas e proteger a saúde individual e coletiva. Além disso, ressalta também a importância da imunização animal para a saúde dos pets e para a prevenção de zoonoses.
A imunização adequada dos pets ajuda a prevenir muitas das doenças contagiosas e, até mesmo, fatais. Por isso, é importante garantir que todas as vacinas do animal estejam em dia. Para gatos, as vacinas consideradas como essenciais são contra o vírus da panleucopenia felina, herpesvírus felino e calicivírus felino. Além disso, a vacina contra o vírus da leucemia felina (FeLV) foi recentemente classificada como essencial para gatos filhotes com menos de um ano de idade. Para cães, as vacinas essenciais são contra o vírus da cinomose, parvovirose e o vírus da hepatite infecciosa canina. No Brasil, a vacina antirrábica é considerada uma vacina essencial, visto que é uma exigência legal nos estados e nos municípios, portanto, é uma vacina obrigatória para os gatos e os cães, filhotes e adultos.
A fase de maior fragilidade do filhote ocorre por volta das 4 a 12 semanas de vida, período no qual o nível de anticorpos que o filhote recebeu da mãe começa a declinar, ao mesmo tempo em que o filhote ainda não construiu sua própria defesa. Sendo assim, para que o filhote possa construir sua defesa imunológica, os tutores devem se atentar ao esquema vacinal do animal nas suas primeiras semanas de vida.
Por isso, iniciar o protocolo vacinal de gatos e de cães na fase de filhote é fundamental. Esse protocolo deve ser elaborado e aplicado pelo seu Médico-Veterinário, contemplando as vacinas essenciais. O protocolo vacinal deve ser individualizado para cada pet, dessa forma, além das vacinas essenciais, outras também podem ser recomendadas de acordo com histórico, ambiente, fatores geográficos e desafios de cada animal.
Algumas vacinas necessitam de doses adicionais para que o protocolo vacinal esteja completo e para que a resposta imunológica seja adequada. Caso o animal perca as vacinas de reforço, não há garantia de sua proteção.
É recomendado também que os tutores guardem em uma pasta todos os documentos do pet, como carteirinha de vacinação e exames, para que seu histórico de saúde seja mantido e possa ser acessado quando necessário.
Serviço: A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.