29/03/2024 às 00h53min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h53min

Cuidados com os pets durante a Páscoa

Conheça as dicas da Mars Petcare sobre alimentação e saúde para garantir o bem-estar de cães e gatos

A Páscoa é uma data comemorativa muito amada pelos brasileiros, e o protagonista da ocasião costuma ser o ovo de chocolate. O que poucos sabem é que o chocolate é uma grande ameaça para a saúde dos pets. Dessa forma, tutores de cães e gatos devem ter atenção redobrada durante a celebração.
Segundo Natália Lopes, Médica-Veterinária e Gerente de Assuntos Científicos da Royal Canin Brasil, a teobromina, substância presente no cacau (em maior concentração nos chocolates do tipo amargo e de preparo culinário), pode causar intoxicação quando consumida mesmo em pequenas quantidades.
“A teobromina é um estimulante que interrompe os processos metabólicos dos pets. Essa substância é lentamente eliminada do organismo e possui um efeito acumulativo. Assim, ingestões repetidas em quantidades menores (não tóxicas) ainda podem causar a intoxicação. Outra particularidade desta substância é que ela age no sangue do animal por até 6 dias”, explica a Médica-Veterinária.
A intoxicação por chocolates em cães e gatos pode levar a inúmeros problemas de saúde, tais como:
Vômitos e diarreias agudas
Arritmias cardíacas
Hiperatividade
Taquicardia
Espasmos musculares
Hipertermia
Distensão e dores abdominais
Convulsões
Morte
Chocolates brancos, mesmo contendo quantidades menores de cacau, possuem muito açúcar e grandes quantidades de gordura, sendo também prejudiciais à saúde dos animais e capazes de provocar sintomas relacionados a gastroenterites, desordens digestivas que alteram e acometem o sistema responsável pelo processo de digestão, incluindo estômago, intestinos, fígado e pâncreas.
Geralmente, os sintomas de intoxicação ocorrem cerca de 6 a 15 horas após o consumo de qualquer tipo de chocolate ou de receitas com o ingrediente, podendo variar de acordo com a quantidade ingerida, o tipo do chocolate, o peso do e a idade do pet e o seu estado de saúde.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.