22/02/2024 às 23h35min - Atualizada em 22/02/2024 às 23h35min

​Gatos: curiosidades e cuidados para preservar a saúde dos felinos

Professor do CEUB revela preferências da espécie e recomenda atenção na alimentação, higiene e transporte dos felinos

Celebrado em fevereiro, o Mês Internacional do Gato chama atenção para uma das espécies de estimação mais populares do mundo. Segundo levantamento do IBGE, 20 milhões de gatos habitam lares e corações dos brasileiros. Embora sejam conhecidos por sua independência, incluindo visão noturna aguçada, caça e agilidade, os tutores dos “Felis Catus” devem se atentar a cuidados especiais com os companheiros. Confira dicas preciosas para preservar a saúde dos gatinhos, by Bruno Alvarenga, professor de Medicina Veterinária do CEUB

1 Alimentação e hidratação: distribua potes e água pela casa, com pelo menos uma fonte de água circulatória, que são a preferência da espécie. Forneça também alimento húmido. “Os donos devem estimular a ingestão de líquidos pelo felino, além de acrescentar água ao alimento”, indica. Para gatos saudáveis, deixe à disposição ração seca, optando, sempre que possível, por linhas super premium. Vale ainda investir em potes comedouros rasos para evitar amassar as vibrissas (bigodes), que são órgão sensoriais sensíveis.

2 Banheiros: como os gatos são exigentes, o tutor deve ter uma caixa de areia para eliminação de urina e fezes a mais que o número de gatos, com dimensão de uma vez e meia o tamanho do animal. Jamais utilize produtos com cheiro para a caixa sanitária, pois os gatos tendem a ter aversão. Recolha os dejetos e troque semanalmente a areia da caixa. “Polvilhar bicarbonato de sódio no fundo caixa é muito eficiente para reduzir odores. Havendo alteração fecal, é recomendado fazer coleta das fezes para exame e procurar o veterinário”.

3 Higiene: alguns especialistas são contrários ao banho nos gatos, porém Alvarenga considera que, em geral, gatos de pelos curtos podem tomar banho a cada 3 meses e de pelo longo a cada 6 meses com xampu e condicionador adequados e sem cheiro. Sobre a higiene oral, o ideal é escovar diariamente os dentes com creme dental e escova veterinária, caso o hábito seja introduzido na rotina dos gatos desde filhotes. “Qualquer mudança na rotina de um gato adulto pode ser mal recebida e se tornar um motivo para alteração mediada por estresse”, ressalta.
Os pelos também precisam de cuidados especiais, devem ser escovados diariamente ou sempre que possível. A escovação periódica previne doenças dermatológicas e distúrbios gastrointestinais, além de auxiliar na redução dos pelos dispersos pela residência. “Para evitar acidentes, os donos de gatos domiciliares também devem aparar as unhas dos felinos, cortando a cada 14 dias ou uma vez por mês”.

4  Segurança: em busca de uma posse responsável e que preserve o bem-estar destes animais, é contraindicado permitir que estes tenham acesso à rua de forma desassistida. “Para garantir a segurança, moradores de apartamento devem instalar telas nas janelas, evitando também fugas, quedas, brigas e contágio de doenças”.

5  Transporte seguro: é fundamental ter uma caixa de transporte exclusiva para o gato, sendo que ela não pode ser emprestada e que caixas transparentes devem ser evitadas. “Os gatos vivem em um mundo de cheiros e feromônios, entrar em uma caixa com cheiro de outro felino pode ser uma experiência bem desagradável e estressante”, alerta o docente do CEUB.

6  Medicamentos: nada de medicar sem consultar o veterinário. Bruno Alvarenga ressalta que felinos possuem um metabolismo muito diferente dos humanos e dos cães: “Em virtude disto é fundamental consultar um médico veterinário antes de ministrar qualquer medicação em seu gato”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.