07/03/2024 às 23h58min - Atualizada em 07/03/2024 às 23h58min

​Ceratoconjuntivite seca prejudica a saúde ocular dos pets

As enfermidades oculares são muito comuns nos pets e influenciam sua qualidade de vida. Entre elas, temos a ceratoconjuntivite seca, mais conhecida como “olho seco”, que afeta principalmente os cães.” Trata-se de uma desordem que resulta na diminuição da quantidade ou na qualidade da lágrima. A falta da quantidade adequada de lágrimas pode causar sensação constante de secura nos olhos, gerando desconforto e irritação, prejudicando o bem-estar dos animais”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec do Brasil.
De acordo com Stefanie, os sintomas são decorrentes do incômodo causado pela inflamação dos olhos, como coceira, olhos avermelhados, secreção ocular, dor, piscar excessivo e em casos mais crônicos a pigmentação da córnea com manchas escuras, entre outras alterações decorrentes da infecção.
Stefanie Poblete ressalta que “a falta de lubrificação adequada também pode aumentar o risco de úlceras de córnea, que podem ser dolorosas e, se não tratadas, resultam em complicações mais graves”. É importante destacar que algumas raças possuem predisposição aos quadros de ceratoconjuntivite seca como: Cocker Spaniel, Lhasa Apso, Shih tzu, Yorkshire Terrier, Pug e Buldogue Inglês.
Caso o tutor perceba qualquer um desses sinais, é importante consultar um veterinário. “Vale lembrar que cada animal é único, e as necessidades de cuidados oculares podem variar. Portanto, é sempre aconselhável discutir a saúde ocular do seu pet com um especialista para obter orientações corretas sobre o diagnóstico e tratamento adequados”, finaliza.
Para mais informações acesse: www.syntec.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.