06/10/2022 às 23h30min - Atualizada em 06/10/2022 às 23h30min

​Famílias continuam abandonando cães e gatos em toda a região

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.
“A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento”, alerta a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal (CTBEA) do CRMV-SP. Outra questão grave são os prejuízos à saúde pública. “O abandono impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública –  devido às doenças que afetam tanto humanos quanto animais”, diz a médica-veterinária Rosangela Gebara, que integra a CTBEA/CRMV-SP.
Mas, a pandemia também ajudou a aumentar esse número, destaca Rosangela. “Infelizmente soubemos que houve um aumento do número de abandono no início da pandemia, as pessoas ficaram com medo de que os animais pudessem transmitir o coronavírus. Na verdade eles não transmitem, algumas espécies são tão vítimas quanto a gente, podem pegar o coronavírus da gente, mas não transmitem. Mas, por causa de algumas notícias sensacionalistas, as pessoas abandonaram os cães e gatos”
A médica veterinária destaca que atualmente o abandono tem acontecido por questões financeiras, as pessoas estão ficando sem recursos para cuidar dos animais domésticos. “Agora temos visto um maior número de abandono por conta da crise socioeconômica, as pessoas estão mudando de casa, de estado, perdendo seus empregos, e infelizmente isso acaba afetando e muitas pessoas abandonaram os animais por conta desta questão”, lamenta.
Depoimentos

“Se alguém puder ajudar a encontrar esse cachorro, ele é do meu neto. Ele chama ‘Timão’. Se alguém tiver notícias, me avisa que iremos buscar. Gratidão.“ SOS Butantã e Arredores da USP (grupo Facebook)

“Cachorra fêmea. Encontrada na Av. Padre Pereira Andrade 545 (02/10/2022). Acabou de tomar banho. Coleira no pescoço (vermelha). Falar com André no 97073-5101”

“Esse cão foi encontrado na Avenida Politécnica. Qualquer informação: 97314-6332 com Amanda”

“Ao sair para o trabalho me deparei com 3 filhotes abandonados em um escadão na região de Carapicuíb. Se alguém puder acolher esses bichinhos que estão debilitados e precisando de ajuda. Eles estão na rua Aparício Rodrigues entre os números 105 e 109 (em um escadão) Parque Jandaia/Carapicuíba”. B.X.R.

“SP adoção responsável – ‘Amigos essa é a Mel uma cachorra linda e doce, que infelizmente não teve a felicidade de encontrar uma boa família. Vive nas ruas, sendo cuidado por motorista de um ponto de ônibus e atualmente foi acolhida também por um morador de rua, que divide o colchão durante a noite. Acreditamos que ela mereça muito mais que isso. Vamos ajudar a ‘Me’l a ter um final feliz e encontrar uma nova família? Levamos até adotante. Contato: 959675974”

“Perdido na região do Jardim. Ester, deve ter escapado, pois está apavorado com os fogos que estão soltando. Foi acolhido, mas não podemos ficar com ele, por isso compartilhem para acharmos o dono”. M.C.

“Após 3 meses de procura, finalmente encontramos a Laisa! Obrigado a todos pelo carinho, atenção e empenho. Valeu!” R.A.

”Achei este Golden. Procuro o dono” F.B.

“Encontrado. Macho, dócil... Próximo à Vila Andrade, Morumbi. Está na academia de tênis (Valptênis).” R.B.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.