19/07/2024 às 00h09min - Atualizada em 19/07/2024 às 00h09min

​Gazeta de Pinheiros recebe pré-candidata Amanda Vettorazzo

Marcelo D.Candotti, Amanda Vettorazzo, Ana Lúcia Donnini e Rogério D. Candotti
Nesta segunda-feira, dia 15, a redação do Grupo 1 de Jornais - Gazeta de Pinheiros recebeu Amanda Vettorazzo (MBL), pré-candidata à vereadora de São Paulo, para uma sabatina sobre suas plataformas políticas e planos de governo para as próximas eleições municipais. Confira os trechos mais importantes da entrevista:
Sobre a legislação e a causa animal “Uma coisa que me deixou estarrecida foi a burocracia para realizar feiras de adoção em São Paulo. Quando tentei, fui informada de que existia uma lei que impossibilitava o uso de praças e locais públicos para a realização dessas feiras de adoção. É o tipo de legislação que é contraproducente, que mais atrapalha do que ajuda. Portanto, no lugar de nos preocuparmos em criar mais leis, é preciso observar aquelas que não são úteis e trabalhar para revogá-las.”
Sobre a necessidade de maior fiscalização para a causa animal: “A esfera municipal não pode interferir, por exemplo, em legislações que são federais, como as que estabelecem o uso de animais para a pesquisa. Mas podemos sim reforçar a fiscalização e garantir que as leis que já existem estejam sendo rigorosamente aplicadas. A mesma fiscalização vale para locais sensíveis onde há abusos e maus tratos contra os animais, como é o caso do CEAGESP. Existem exemplos fora de São Paulo de ferramentas, como um destacamento policial municipal específico para atender esse tipo de situação, que já se provou muito eficiente. Muitas vezes, não precisamos criar nada. Podemos apenas nos espelhar em exemplos de fora que deram certo.”
Sobre a coleta seletiva de lixo: “Precisamos apoiar as cooperativas. Taboão da Serra, por exemplo, tem algumas boas iniciativas, porque lá lixo não é lixo, é dinheiro. Em Santo André, existe a iniciativa da ´moeda verde´, onde o lixo é trocado por mantimentos. Novamente, é uma questão de ver onde iniciativas como essa deram certo, e trazê-las para a cidade. Além disso, é preciso um esforço de educação ambiental, público, para conscientizar as pessoas não apenas sobre como descartar o lixo, mas também em como lidar com ele como um recurso”.
Sobre o uso de telões de LED: “Veja, o uso de telões de LED como uma ação de marketing pontual no estádio do Morumbi foi um sucesso. Por que não aplicar essas mesmas ações em outros pontos da cidade? Telões luminosos compõem o cenário turístico urbano de grandes metrópoles, e não só não causam grandes transtornos como também são atrações turísticas que atraem milhões de pessoas para cidades como Nova York e Tóquio, conhecidas por locais cheios de telões atraentes como a Times Square e o bairro de Akibahara. É claro que a lei Cidade Limpa trouxe benefícios, mas nós podemos mediar isso. Se cidades como Tóquio e Nova York já nos mostram como fazer de maneira bem sucedida, podemos seguir seus exemplos. Vamos nos focar em audiências públicas e consultar especialistas”.
Sobre combate à corrupção e governabilidade: “A Câmara é muito engessada, e falta transparência, no sentido de que é difícil encontrar informações, diferente da ALESP. É preciso atualizar seus acessos, com o uso de tecnologias que facilitem esse processo e não sejam custosas. Além disso, o uso de redes sociais, por simplista que possa parecer, é sim um recurso muito útil, porque permite um canal direto com todos os cidadãos. Muitas pessoas acham o tema da política muito austero, e se afastam, sem perceber que isso dificulta esse processo de transparência. Sabemos que conversas como ´fiscalização´ e ´economia´ não são muito ´vendáveis´, mas existem ferramentas para envolvermos o público de maneira mais espontânea, deixando claro que todas as informações que elas buscam estão sempre disponíveis”. 
Amanda Vettorazzo tem 36 anos, é coordenadora nacional do Movimento Brasil Livre (MBL) e é moradora da região. Instagram: @amanda.vettorazzo; Facebook: amandavettorazzo.sp; TikTok: amanda.vetorazzo; X: @Amandavettorazz; YouTube: @amandavettorazzosp

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.