25/04/2024 às 22h22min - Atualizada em 25/04/2024 às 22h22min

Conheça mais sobre o ‘Parque Chácara do Jockey’ que completa 8 anos

O Parque Chácara do Jockey, um dos mais jovens de São Paulo, está completando o seu oitavo aniversário no próximo dia 30 de abril e no dia 5 de maio das 10 às 18 horas, haverá grandes comemorações para toda a família, com muitas atrações gratuítas. Localizado no bairro do Ferreira/Butantã, na Av. Prof. Francisco Morato, 5.300, o parque possui mais de 143 mil metros quadrados (o equivalente a 20 campos de futebol). O local foi a sede principal do premiado internacionalmente Clube Pequeninos do Jóckey, que manteve a área durante muitos anos e revelou atletas de seleção para o futebol brasileiro e centenas de outros para os clubes paulistas.

'Chácara do Ferreira'
A história do parque começa em 1946, quando a propriedade rural conhecida como 'Chácara do Ferreira' foi adquirida pelo Jockey Club de São Paulo para estabelecer a adequada criação e treinamento de cavalos de corrida. Em outubro de 2014, a Prefeitura tomou posse da Chácara do Jockey, depois da campanha vitoriosa da comunidade, entidades da região e do Grupo 1 de Jornais -Gazeta de Pinheiros/Jornal do Butantã, atendendo a uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores da região.

3 Núcleos
O parque é dividido em três núcleos: esportivo, contemplativo e cultural das baias. O esportivo é o setor que possui a administração e o espaço de convivência, área voltada para atividades comunitárias e de celebração. O equipamento também é utilizado para quem deseja praticar esportes na quadra poliesportiva, campos de futebol, pista de caminhada, equipamentos de ginástica para o uso da melhor idade e a sede da GCM-Guarda Civil Municipal. O skatepark também é perfeito para atletas amadores das modalidades de skate (street e bowl), patins e BMX, que buscam se exercitar.

Contemplativo
O núcleo contemplativo, é um espaço para quem busca realizar caminhadas com passeios de terra batida, ladeados por bancos espalhados pelas margens do lago. Nesse núcleo, encontra-se também o 'Galpão de Atividades', ao lado do playground, onde são realizadas oficinas, aulas e ações socioambientais. Mesas e bancos para piquenique, redondel, coreto e cocheiras são espaços onde são realizadas apresentações culturais.

Cultural
O último núcleo, o cultural das baias, é o maior e mais complexo conjunto de edificações voltado para a cultura e iniciativas de produção, formação e fruição do saber artístico. Ele fica sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A Casa de Cultura recebe atividades de coletivos culturais e artistas locais, com espaços para oficinas de criação e salas multiuso.

Flora
A flora do Parque Chácara do Jockey apresenta bosques heterogêneos, áreas ajardinadas e gramados. Já sua fauna, conta com 33 espécies registradas, sendo 29 de aves e 4 de borboletas.

Concessão
Em 2019, a Prefeitura começou um processo de concessão do espaço à iniciativa privada. Houve protestos dos frequentadores, que criaram um movimento para apontar a necessidade de um Plano Diretor para o espaço. 
Na época, a página do Facebook (web.facebook.com/movimentoparquechacaradojoquei/) do Movimento Parque Chácara do Jockey, os moradores e frequentadores  defendiam que “este modelo de concessão nos remete à ideia de um verdadeiro Shopping, em virtude da prioridade comercial e de consumo, que se contrapõe à verdadeira função de Parque, que legalmente é espaço de conservação, educação ambiental e do uso baseado nos preceitos da sustentabilidade”.
Após reuniões com a Promotoria de Meio Ambiente do MP-SP, que resultaram em uma ação civil pública e de uma ação popular movida pelo então vereador Gilberto Natalini (PV), foi realizada uma audiência de conciliação entre a Prefeitura e as partes envolvidas. Nessa audiência ficou resolvido que o Executivo deveria apresentar um Plano Diretor.

Comemorar e lutar! 
O Parque Chácara do Jockey chega ao seu 8º aniversário, entre conquistas e problemas. “Nossa comunidade conseguiu com muita mobilização, recursos para a continuidade das obras de implantação do parque, mas a empresa contratada não cumpriu com suas obrigações. Obras malfeitas, inacabadas e que continuavam a receber recursos públicos, um ‘prêmio’ pela ineficiência. O Movimento Parque Chácara do Joquei e o Conselho Gestor do Parque, com o apoio dos usuários cobraram uma solução para essa situação e a Secretaria do Verde cancelou o contrato de serviço com a empresa. A luta agora é para que uma empresa séria e competente seja contratada para finalizar as obras. O parque é um espaço público precioso para população e, por isso, convidamos a todas as pessoas a participarem da festa de aniversário e a ajudarem o Movimento e o Conselho Gestor a continuarem cobrando mais respeito e atenção ao Chácara do Jockey por parte da prefeitura”, concluem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.