04/04/2024 às 21h28min - Atualizada em 04/04/2024 às 21h28min

​‘Arrastão’ assusta moradores do Morumbi e levanta debate sobre segurança

Um arrastão realizado por dois criminosos sobre moto aconteceu no último dia 2 de abril no problemático cruzamento da Av. Giovanni Gronchi com as ruas São Pedro Fourier e Prof. José Horácio Meirelles Teixeira, que recebe todo o trânsito do Portal do Morumbi e região. Celulares e uma joia foram roubados. Porém, um susto maior aconteceu quando um policial à paisana disparou contra os criminosos, acertando um deles. O outro conseguiu fugir.
Crimes desse tipo tornaram-se comuns nesse cruzamento, e se seguem na esteira da retirada da ‘Base Policial Móvel’ que ficava no entroncamento e, segundo aponta a comunidade, abriu as portas para um aumento considerável de ocorrências. O local, por ser altamente movimentado, é um alvo tentador para os criminosos. As estatísticas de criminalidade nesse ponto se unem a outras de mais pontos problemáticos, como o "Ladeirão - antigo ‘subidão’ - do Morumbi" (Rua Dr. Francisco Tomás de Carvalho), conforme também apurado anteriormente pela reportagem.
Em depoimento para a TV Globo, um morador da região, que não quis se identificar, se mostrou cético em relação às possibilidades de melhora: "Isso não é de hoje, e acredito que não será a última vez. A não ser que o poder público possa tomar uma providência, e colocar pessoas responsáveis para poder cuidar não apenas dos pedestres, mas também dos motoristas que sobem para a Av. Giovanni Gronchi."

SSP responde
A Secretaria de Segurança Pública esclarece que vem concentrando esforços no combate à criminalidade. Os esforços das forças de segurança resultaram em um aumento de 30,3% nas prisões e apreensões no ano de 2023, em comparação com os 12 meses de 2022 na área da 3°Seccional - responsável pela área citada. 
O trabalho policial também resultou na apreensão das armas de fogo no mesmo período, que passaram de 257 para 619, representando um aumento de 140%.  O policiamento ostensivo segue reforçado pela Polícia Militar.

Região tem aumento de índices
De acordo com matéria d’O 'Estado de São Paulo', houve alta de roubos no Portal do Morumbi (37%) e Itaim Bibi (28%) em 2023 em relação à 2022. Já no Butantã ocorreu a maior queda de roubos, com 29%.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.