14/03/2024 às 23h08min - Atualizada em 14/03/2024 às 23h08min

​Prefeito vistoria obras do Aquático-SP, novo transporte hidroviário na represa Billings

O prefeito Ricardo Nunes vistoriou as obras do Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista, que compõe o primeiro trecho do Projeto Aquático-SP na Represa Billings, o primeiro modal de transporte coletivo por embarcações da cidade. O projeto integra o Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário consta no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade. O novo modal, previsto para inaugurar no próximo dia 27, data do 99º aniversário da Represa Billings, irá beneficiar 385 mil pessoas que moram nos bairros do Grajaú, Pedreira e Cocaia. O tempo estimado de travessia é de 17 minutos. Atualmente, é de 1h20.
“O Aquático representa a realização de um sonho. Estamos colocando mais um modal na capital com altíssima qualidade e utilizando espaços que a cidade já tem, que são as nossas represas. Começa aqui pela Billings, depois, a Guarapiranga. São Paulo está dando mais um exemplo de ações urbanísticas e de mobilidade para o mundo”, afirmou Ricardo Nunes.
A SPTrans prepara a operação assistida deste primeiro trecho, que ligará o Cantinho do Céu, na região do Grajaú, até o Parque Mar Paulista, em Pedreira, ambos na zona Sul da capital. Duas embarcações estão em fase de testes e ajustes, com capacidade para 60 passageiros cada, todos sentados. Durante a operação assistida serão realizadas viagens com intervalos de 30 minutos a partir das 6h, totalizando até 58 viagens por dia. O horário de operação e a quantidade de percursos diários podem sofrer alterações em razão das condições meteorológicas

Menor tempo de viagem
O trajeto entre o Cantinho do Céu e Pedreira só é realizado atualmente por meio do viário urbano e tem extensão de 17,5 quilômetros. Os passageiros que realizam o percurso precisam pegar duas linhas de ônibus e a viagem entre as duas regiões leva, em média, 1h20. Com a operação assistida do Aquático-SP, o percurso das embarcações pela Represa Billings terá aproximadamente 5,6 km e o tempo de viagem será reduzido, possibilitando também uma ligação mais rápida ao Terminal Santo Amaro, polo de interesse da região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.