07/03/2024 às 23h19min - Atualizada em 07/03/2024 às 23h19min

Instituto Ana Rosa na Vila Sônia auxilia crianças e jovens há 149 anos

O Instituto Ana Rosa, hoje com sede em Vila Sonia, atende gratuitamente média de mil crianças e jovens em três programas. São 300 de 0 a 4 anos no CEI (Centro de Educação Infantil), 360 de 6 a 14 anos no CCA (Centro da Criança e do Adolescente) e 340, de 15 a 18 anos no CJ (Centro para Juventude). Sua missão é proporcionar melhores condições de vida, educação, proteção e segurança a crianças e jovens provenientes de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

História
A Associação Barão de Souza Queiroz de Proteção à Infância e à Juventude foi criada em 1874 com dois objetivos: abrigar, proteger e dar formação profissional ao menor carente, e manter a família do fundador unida em torno de uma obra social. Seu primeiro nome foi “Sociedade Protectora da Infância Desvalida”, numa época em que a assistência social se restringia ao alívio dos males, a educação começava a se estabelecer e a atuação do poder público era pouco expressiva.

Barão
Francisco Antônio de Souza Queiroz, o 'barão', abolicionista, como a maioria de sua família, foi um homem à frente de seu tempo. Como testamenteiro de Dona Ana Rosa de Araújo Galvão, que pediu que seus recursos fossem destinados a uma obra social, e com doações pedidas a seus 11 filhos, genros e alguns amigos, fundou esta obra e já previu, para sua manutenção e crescimento, recursos advindos dos aluguéis de imóveis situados na cidade de São Paulo. As atividades, do que mais tarde se chamaria Instituto Ana Rosa, se iniciaram em sua chácara, em 8 de abril de 1875, abrigando os primeiros 62 alunos.
Até hoje a Associação, administrada pela quinta geração dos descendentes do fundador, é a mantenedora do instituto, que oferece atendimento gratuito, desde creche até oficinas de iniciação profissional.
Serviço: Instituo Ana Rosa, rua Canio Rizzo, 100 Vila Sônia, Jardim Trussardi. Tel. 37461700 https://anarosa.org.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.