15/02/2024 às 22h53min - Atualizada em 15/02/2024 às 22h53min

​Exposição gratuita marca os 150 anos da imigração italiana para o Brasil

No próximo dia 21 de fevereiro, celebra-se o sesquicentenário da Imigração italiana. Como parte das comemorações desses 150 anos da chegada dos primeiros colonos vindos da Itália para o Brasil, acontece a  Mostra Nonni di São Paulo, exposição de fotos e de histórias de vida de cerca de uma centena de italianos e italianas que se estabeleceram no Estado de São Paulo, a partir de 1874.
A mostra está em cartaz, até o dia 29 de fevereiro, no Centro Adamastor, em Guarulhos. Itinerante, a exposição já passou por outras sete cidades paulistas, sempre acrescentando ao acervo histórias e imagens de italianos e de italianas que foram influentes e deixaram suas marcas culturais e econômicas na localidade onde a mostra está sendo apresentada.
Idealizada pelo jornalista italiano, também curador da mostra, Oliviero Pluviano, radicado há mais de 30 anos no Brasil, a exposição Nonni di São Paulo foi lançada na capital em 2021, com o apoio do Consulado Geral da Itália no Estado. Passou por Ribeirão Preto, Pedrinhas Paulista, Jundiaí, Campinas, Santos, Espírito Santo do Pinhal e, agora, está em Guarulhos.
Cada um com sua história de vida na Itália e no Brasil ao longo de um século e meio, esses personagens, alguns ainda vivos, e muitos descendentes, ajudam a perpetuar, junto às novas gerações, suas ricas histórias de vida e a compreender a importância da chegada de colonos italianos em São Paulo para a pujança do Estado economicamente mais importante do País.

Serviço:
MOSTRA NONNI DI SÃO PAULO
Quando: até 29 de fevereiro
Onde: Centro Municipal de Educação Adamastor
Horário: das 9h às 22h (todos os dias)
Endereço: av. Monteiro Lobato, 734 – Bairro Macedo - Guarulhos (SP)
Entrada: grátis
Curadoria: Oliviero Pluviano
Patrocínio: Bauducco
Apoios: Consulado Geral da Itália em São Paulo e Prefeitura Municipal de Guarulhos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.