11/07/2024 às 23h42min - Atualizada em 11/07/2024 às 23h42min

Natureza em fúria

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Tragédias coletivas de tempos em tempos sensibilizam a população para que elas ajudem o próximo através orações e atitudes positivas em vez de pensar apenas em si mesmas. Essas vibrações amorosas de pouca densidade mantém equilíbrio espiritual da Terra com o auxílio dos seres elementais de modo que o planeta não entre em colapso pelo excesso de orgulho e egoísmo desses habitantes. Típico no Natal quando toda a família está reunida, ocorrem catástrofes como aquela da Indonésia que vitimou mais de 250 mil pessoas em 2004, cujo responsável foi um terremoto de magnitude 9,1 na escala Richter, provocando o pior tsunami da história da humanidade com ondas de mais de 50 metros e inundações por cinco quilômetros adentro. O sismo acabou deslocando o Pólo Norte por alguns centímetros, cujo dia ficou reduzido em 6,8 microssegundos. Entre os sobreviventes aparece a madrilenha María Belón Alvárez, que escolheu Naomi Watts para contar a sua aventura extraordinária após assisti-la em 21 Gramas. A médica e advogada espanhola estava de férias com a família na Tailândia quando aquele tsunami derrubou um muro de 12 metros sobre ela. O filho adolescente que a salvou foi interpretado por Tom Holland em sua estreia no cinema, enquanto o marido (Ewan McGregor) teve de se separar deles ao tentar proteger os dois filhos pequenos daquela onda gigante que engolia a piscina do resort paradisíaco onde se hospedavam. A protagonista de O Impossível (2012), disponível na Netflix e no Telecine, foi indicada ao Oscar de melhor atriz enquanto Maria virou palestrante motivacional ao redor do mundo depois de ter sido operada 16 vezes, tentando evitar a amputação da perna gravemente ferida.
Twister (1996) é um filme perfeito: quanto aos efeitos especiais inovadores para a época; quando a trilha sonora inconfundível da banda de rock Van Halen e a fluidez e originalidade da trama sobre o triângulo amoroso vivido por Helen Hunt, Bill Paxton e Jami Gertz, cujo documento de divórcio virou de casamento no meio daquelas tempestades.
Depois de quase 30 anos estreou em  11 de julho nos cinemas a aguardada sequência, embora sem novidades no enredo e nos efeitos especiais, apesar de todas as facilidades que a era digital e a globalização lhes proporcionaram. Além disso, o triângulo amoroso em Twisters (2024) trocou de gênero para deleite das feministas, por isso o romance entre Daisy Edgar-Jones, Glen Powell e Anthony Ramos não teve a mesma consistência do anterior.
No entanto, os sensores climáticos, Dorothy, ganharam a auxílio do moderno Mágico de Oz, do Leão e do Homem de Lata a fim de avisar com antecedência as vítimas de furacões do estado de Oklahoma, embora existam mistérios na natureza que a tecnologia jamais desvendará. Apenas as caçadoras de tornado Jo Harding (Helen Hunt) e Kate Cooper (Daisy Edgar-Jones) que a contemplam diariamente podem conhecer o seu lado oculto. 
"A chuva caiu, as torrentes transbordaram, os ventos sopraram e deram contra aquela casa; mas ela não caiu, porque fora edificada sobre a rocha." (Mateus 7:25). Não foi à toa que Quentin Tarantino escolheu Crawl, como filme favorito de 2019, pois o diretor Alexandre Aja ignorou os demônios de mansões mal-assombradas, mantendo, contudo, a fórmula tradicional do medo: sua especialidade. Na trama de Predadores Assassinos (2019), a nadadora Haley Keller (Kaya Scodelario) logo após perder uma competição na Universidade da Flórida sai rapidamente à procura de seu pai com quem não se fala há vários meses. Dave (Barry Pepper) ficou preso no porão de casa onde o furacão Wendy de categoria 5 passará a qualquer momento. A jovem fluente em português porque é filha de pai britânico e mãe brasileira na vida real atuou descalça, ainda em traje de banho, com a intenção de revelar ao público aquele local claustrofóbico e caindo aos pedaços; cheio de canos e fios de alta-tensão antes de ficar inundado pela água da chuva torrencial que caía no momento, misturando-se á lama do pântano onde moram os conhecidos predadores assassinos, mortos de fome. 
Após o sucesso de James Bond e Sarah Connor, Pierce Brosnan e Linda Hamilton formaram um inusitado par romântico no segundo melhor lugar para se viver do país, embora a chegada daquele vulcanólogo boa-pinta indicasse que a cidade de Dante's Peak sumiria do mapa em algumas horas, cujo alerta não chegaria à população por incompetência das autoridades. Se Volcano e Pompeia marcaram época, O Inferno de Dante (1997) conquistou o público pelo “Casal 20” estar no auge na carreira, além dos efeitos práticos darem conta do recado antes da era digital invadir as telonas. A história da sogra da prefeita foi inspirada no idoso Harry R. Truman que se recusava a sair da casa onde morava há 50 anos quando o vulcão Monte Santa Helena acordou em 18 de maio de 1980, cujos fluxos piroclásticos desceram quase na velocidade do som, matando-o na hora ao lado de 57 pessoas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.