15/02/2024 às 21h33min - Atualizada em 15/02/2024 às 21h33min
Novo Largo da Batata não sai da fase de estudos
Com mais de doze meses de atraso, a SP Urbanismo informa que seguem os estudos para avaliação de reforma e requalificação do Largo da Batata. Até o momento, não foram definidos orçamento ou cronograma de obras para o local. A ideia é utilizar o projeto original, desenhado em 2001 pelo arquiteto Tito Livio Frascino. A revitalização do Largo da Batata é parte dos planos do prefeito Ricardo Nunes, que solicitou urgência ao subprefeito de Pinheiros Leonardo Casal Santos, a implementação da obra. Até o momento, porém, não há informações sobre cronograma de requalificação.
SP Urbanismo e a requalificação
A SP Urbanismo ficou responsável pela elaboração de uma proposta inicial de setorização para o Largo da Batata para a requalificação das praças localizadas no entorno da Estação do Metrô Faria Lima e do Mercado Municipal de Pinheiros. Dentre as diretrizes da nova intervenção está identificar o que do projeto original teve sucesso e o que pode ser melhorado.
Local já teve visita técnica
O subprefeito de Pinheiros, em visita técnica ao local o ano passado, destacou a importância da participação da população nas decisões sobre a reforma do Largo da Batata, mas este processo não teve andamento.
Entre as sugestões oferecidas por Leonardo, estão a instalação de uma pista de skate, a troca de pisos, melhorias para a travessia de pedestres, a retirada de gradis, a realocação do posto de atendimento “Pop Rua” e o aumento da área permeável. "O Largo da Batata faz parte do maior corredor financeiro do Brasil e é um dos destaques da cidade de São Paulo. Queremos manter o projeto inicial e potencializar a identidade turística, histórica e econômica." destaca Leonardo.
Reestruturação é luta da comunidade e da Gazeta
A Gazeta de Pinheiros vem demonstrando alternativas possíveis ao atual estado do Largo da Batata e têm sempre publicado sugestões, para revitalização do Largo da Batata. Procura traçar alguns parâmetros de melhorias desta praça pública, que foi reconfigurada há mais de dez anos pela Prefeitura, sem que a população a aprovasse como praça aconchegante ao lazer, bem como visualmente, funcional e de estética decifrável. Os jornais, desde as suas fundações, intermediam as associações de bairros, junto à administração das subprefeituras e aos demais órgãos públicos
Tal movimento gerou na Prefeitura uma mobilização por alternativas. A pedido do Prefeito Ricardo Nunes, o Subprefeito de Pinheiros entrou em contato com a Gazeta de Pinheiros para que um encontro pudesse levantar ideias de projetos. Desse modo, foi promovida uma conversa com arquitetos, urbanistas e engenheiros com uma ligação histórica com o bairro.
Em um encontro o ano passado, na sede da Gazeta de Pinheiros, estiveram reunidos o subprefeito Leonardo Casal Santos, Nadir Mezerani, professor, arquiteto e urbanista e diretor da Gazeta de Pinheiros; Marcos Leite Bastos, arquiteto e urbanista, e diretor da filial da VOA em São Paulo; Jorge Rubies, advogado, empresário do setor imobiliário, fundador e presidente da Associação Viva Faria Lima; Roberto Frias, engenheiro e membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo; Nelson Covas, engenheiro civil, fundador da TQS, Software TQS Estruturais, onde é diretor; Francisco Eduardo “Xico Edu” Pereira, professor, filósofo, engenheiro mecânico e ex-presidente da AMATEUS, Associação dos Moradores e Comerciantes da Mateus Grou; Coronel Wagner Soares, consultor em segurança pública com aplicação em videomonitoramento de espaços públicos e zeladoria; Wagner Farias, diretor do Grupo1 de Jornais e presidente da AJORB, Associação dos Jornais e Revistas de Bairros de São Paulo e Ana Lúcia Donnini, diretora do Grupo1 de Jornais, Gazeta de Pinheiros.
Resposta Prefeitura - Novo Largo da Batata
“A SP Urbanismo informa que, diferentemente do que foi veiculado na matéria ‘Novo Largo da Batata não sai da fase de estudo’, na edição da semana passada da Gazeta de Pinheiros, a elaboração de estudos iniciais para uma proposta de requalificação do Largo da Batata foi iniciada em 29 de maio de 2023 e não se encontra em atraso. A SP Urbanismo entende a importância de requalificação do espaço e tem reunido esforços para que o diagnóstico sobre a situação do local seja concluído no menor prazo possível, respeitando o grau de complexidade envolvido nesta ação.”
Silvia Amorim, Assessoria de Comunicação e Imprensa da SP Urbanismo