15/02/2024 às 21h25min - Atualizada em 15/02/2024 às 21h25min

​Moradores denunciam novo corte de árvores dentro do Instituto Butantan

Depoimento e registro de leitores apontam que árvores continuam sendo cortadas dentro das dependências do Instituto Butantan nos finais de semana. A população local luta pela manutenção arbórea na região e manifesta preocupação com o fato, principalmente depois que o órgão permitiu o corte de 3 mil árvores adultas dentro do local, para possível contrução de novos estacionamentos e restaurantes, baseados em 'licenças' do Governo para o Governo, via Secretarias, CETESB e Subprefeitura, sem estudos detalhados ou aferidos por instituição independente.

Depoimento afirma cortes
"Estão cortando árvores na frente de minha sacada; o funcionário informou que as arvores são saudáveis, não estão doentes ou podres, e que são 30 árvores que serão cortadas, que eles são terceirizados e que só cumprem ordens. Que vergonha, Instituto Butantan!  Combinou de fazer a poda de galhos que encostavam no prédio e vão cortar 30 arvores saudáveis. Esta documentação que o jurídico obtém na prefeitura é para cortar arvore podre, o que o Butantan nunca comprovou e nunca quis mostrar para nós, apesar de pedirmos. E essas autorizações, mesmo as antigas, exigem o replantio de arvores de médio porte (não mudas) no mesmo local das cortadas, o que nunca foi cumprido. Por esta razão, o Ministério Público proibiu o corte de novas árvores, até que cumprissem a ordem de replantio, das que já haviam sido cortadas há mais de 3 anos no entorno da caixa d'água. Supostamente é uma 'desculpa' de que as arvores estão podres (se estivessem, teriam caído nas ventanias das várias tempestades) e que pegam essas autorizações na prefeitura para cortar árvores em área de proteção ambiental que pertence ao Estado, não ao município, por isso não são autorizações válidas. Isso vai gerar erosão (pois não haverá mais raízes para absorver água da chuva) e colocará em risco o muro e o piso do entorno do condomínio.”E.S.

"Após a intervenção de ambientalistas, agrônomos, engenheiros e principalmente a comunidade, o Instituto Butantan intimado pelo Ministério Público, interrompeu o corte de 3 mil árvores saudáveis e adultas dentro da mata protegida. Após matéria da Gazeta de Pinheiros, que denunciou o fato com manchetes e destaque, e outros órgãos de imprensa, ainda não se sabe de quem partiu a autorização dentro da diretoria (que foi trocada logo após este fato). Apenas alegaram 'licenças' de órgãos do Governo para o próprio Governo, sem estudos detalhados ou aferição de empresas do setor ambiental independente", informam moradores da região.

Instituto Butantan informa 
O Instituto Butantan informa que cumpre a recomendação do Ministério Público de São Paulo e não faz retiradas de árvores, salvo aquelas com risco de queda constatado por especialistas, com laudo técnico e autorização prévia dos órgãos ambientais."Vale ressaltar que a medida visa garantir a segurança da população, inclusive de idosos e crianças que circulam diariamente pelo parque, bem como de colaboradores. Conforme já informado anteriormente à Gazeta de Pinheiros, o manejo arbóreo em questão foi previamente autorizado pela autoridade competente, a Subprefeitura Butantã. A documentação pertinente pode ser consultada no processo administrativo SEI nº 6031.2022/0003571-6. O plantio compensatório já foi integralmente realizado. A equipe ambiental do Butantan está dedicada a garantir a plena recuperação da vegetação nativa no local”, concluem.

Cetesb 
“O corte de árvores mencionado foi feito na divisa do Instituto Butantan com o limite do Condomínio Indiana Belvedere, bairro Vila Indiana, e autorizado pela Coordenadoria de Projetos e Obras, da Supervisão Técnica de Limpeza Pública - Unidade de Áreas Verdes, da Prefeitura de São Paulo. A fiscalização da supressão é acompanhada/fiscalizada por técnicos da secretaria municipal do Verde e do Meio Ambiente.”

SVMA
“A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente nada tem a acrescentar ao posicionamento do Instituto Butantan.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.