15/02/2024 às 21h06min - Atualizada em 15/02/2024 às 21h06min

​Ninguém repara o reinício de obras da Linha 17 Ouro do Monotrilho

A atual gestão do Governo de São Paulo informa que retomou as obras das estações, via e pátio da Linha 17-Ouro, mas moradores e entidades informam que nada está sendo feito e tudo está praticamente parado. Informam que a obra bruta será concluída no fim de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026. Em paralelo são fabricados os trens e a primeira unidade vai chegar ainda neste ano.

Forma de contratação
A contratação ocorreu mediante convocação de licitante remanescente, respeitando-se a ordem de classificação, tudo de acordo com as regras da Lei Federal nº 13.303/16 e com o Regulamento de Contratações Públicas do Metrô. Assim, a obra contratada - que participou da licitação original, em 2019 - aceitou assumir a execução das obras remanescentes pelo valor que ofertou à época do certame licitatório. O acordo foi assinado pelo valor de R$ 847.079.624,89. Essa quantia já está corrigida pela inflação, considerando o índice setorial previsto no próprio edital de licitação. A avaliação do Metrô é que essa alternativa de contratação se mostrou a mais vantajosa ao interesse público, considerando não apenas a segurança jurídica, mas também a celeridade necessária para a retomada dos trabalhos, algo que não teria ocorrido caso houvesse a deflagração de uma nova licitação.

Início da operação para 2026
O contrato prevê a execução dos trabalhos em 18 meses, a partir da primeira ordem de serviço emitida em setembro, chegando ao prazo de conclusão das obras civis remanescentes até o início do segundo trimestre de 2025. Neste período, e após, prosseguem outros trabalhos de implantação de sistemas e fabricação, fornecimento e testes de trens. A previsão é entregar a linha para a operação da concessionária e uso pelo público em 2026.

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