01/02/2024 às 22h46min - Atualizada em 01/02/2024 às 22h46min

​Ampliação da Marginal tem obstrução com Zona Especial de Proteção Ambiental

A Prefeitura, por meio da SPObras, anunciou no final do ano passado, o lançamento da licitação dos projetos destinados ao prolongamento viário da Marginal Pinheiros. Com 8 km de extensão, terá início após a Ponte João Dias, no entroncamento com a Avenida Guido Caloi, até a conexão com a Avenida Jair Ribeiro da Silva. “O objetivo é aprimorar o sistema já existente, proporcionando aos usuários maior segurança e fluidez no trânsito”, informam. Mas a pretensão do Executivo esbarra em “passar por cima” de uma grande área verde urbana de ZEPAM (Zona Especial de Proteção Ambiental), onde ambientalistas e a comunidade estão protestando e realizando abaixo-assinados.

Depoimentos contestam a obra
“A Prefeitura planeja prolongar a via Marginal Pinheiros, ao custo de mais de 1 bilhão, e com isso destruir a última área verde sem avenidas nas margens do Rio Pinheiros. Uma das maiores áreas verdes urbanas de São Paulo, que é uma ZEPAM (zona especial de proteção ambiental). Existe um abaixo assinado onde em poucos dias já foi coletado mais de mil assinaturas, nele tem mais explicações: https://www.change.org/Parque_linear_rio_jurubatuba, informam moradores e entidades.
“Além de ser uma obra caríssima que privilegia o transporte motorizado, ainda destrói uma área verde ímpar na cidade com um potencial de ser uma dos melhores e maiores parques da cidade!”, concluem os ambientalistas.

Abaixo-assinado
O abaixo assinado busca a “defesa da última área verde sem avenidas nas margens do canal do rio Pinheiros”. O documento afirma que a construção deverá impermeabilizar o equivalente a “um Parque Burle Marx inteiro” com asfalto. 

Projeto prevê ampliação
“O novo sistema viário será composto pelas interligações com todas as pontes ao longo do trajeto e a iniciativa também abrangerá a construção de novas pontes e viadutos, “ informa a SPObras.

Impacto em estudo
O EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) da municipalidade está em fase de elaboração, e será realizada “Audiência Pública para apresentação dos estudos, assim que concluído.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.