15/12/2023 às 00h59min - Atualizada em 15/12/2023 às 00h59min

1001 maneiras de contar “Um conto de Natal”

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Uma Segunda Chance Para Amar (2019) foi baseado na música “Last Christmas” de George Michael e nos principais hits da carreira do cantor britânico que curiosamente foi voluntário num abrigo para moradores de rua e faleceu no dia 25 de dezembro de 2016 com apenas 53 anos de idade. O típico conto de Natal de Charles Dickens descreve a jornada evolutiva da vendedora e aspirante a cantora, Kate Andrich (Emilia Clarke), antes de conhecer o galã misterioso Tom Webster (Henry Golding), quando costumava chegar atrasada ao trabalho e às audições da qual participava. Kate morava de favor porque havia se desentendido com a mãe, Petra Andrich (Emma Thompson) — uma refugiada do Governo Comunista Iugoslavo durante a Guerra Civil daquele país, a partir na década de 1990. A exemplo do Sr. Scrooge, a jovem atrapalhada e muito divertida conquistou a paz interior que tanto sonhava ao fazer as pazes com a família e bancar o cupido para a chefe, interpretada por Michelle Yeoh.
O remorso de produzir documentários panfletários sobre a Segunda Guerra Mundial fez Frank Capra fundar o próprio estúdio independente. Assim, um dos melhores diretores de todos os tempos reuniu o elenco necessário para realizar a sua sonhada obra-prima que acabou sendo exibida na véspera de Natal de qualquer televisor do país em razão daquele fracasso comercial inexplicável que levou à falência o Studio Liberty Films; e por conseguinte a indefinição dos direitos autorais daquela obra cinematográfica primorosa. A Felicidade Não Se Compra (1946), disponível no Prime Video, ensina que a vida é como ela deve ser, e não como queremos que ela seja; pois, George Bailey (James Stewart), na infância, queria ser rico, viajar pelo mundo e se alistar no exército; mas em vez disso, acabou impedindo o irmão de se afogar, a quem o substituiu como um grande herói de guerra enquanto Bailey assumia os negócios do pai e se casava com Mary Hatch (Donna Reed): a sua contraparte que o complementa, lhe dá forças e o equilíbrio necessário nos momentos chave de modo a solucionar os problemas quando ele menos espera. Dessa forma, aquele pai de família compreendeu a essência do Natal ao renascer das águas batismais com a ajuda do bondoso Anjo Clarence, ainda sem asas; principalmente após ele descobrir que na sua ausência a cidade de Bedford Falls se tornaria um prostíbulo a céu aberto sob o controle absoluto do poderoso “Sr. Scrooge não arrependido”, interpretado por Lionel Barrymore.
Nesse sentido, Um Homem de Família (2000), no Prime Vídeo, mistura Capra e Dickens quando um anjo da guarda (Don Cheadle) resolve dar uma segunda chance a um magnata de Wall Street com o intuito de formar uma família em vez de só pensar em dinheiro e poder. Por conseguinte, a partir do Natal, Jack Campbell (Nicolas Cage) vislumbra ser um vendedor de pneus de classe média baixa do subúrbio de Nova Jersey com dois filhos pequenos para criar, cuja esposa é a sua ex-namorada da faculdade, Kate (Téa Leoni). O milionário solterão mesmo assim, decide trocar a Ferrari com belas prostitutas por uma fralda suja de madrugada ao lado de quem o ama de verdade. A queda da neve simbolizando as mudanças na vida de Jack é uma homenagem a "A Felicidade Não se Compra", além da música “Twinkle Twinkle Little Star” que a filha Annie toca no violino dela.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.