25/11/2023 às 01h50min - Atualizada em 24/11/2023 às 12h50min

Visualfarm promove intervenção urbana na Praça dos Arcos com duas ações no mesmo espaço

Uma obra imersiva para levar os visitantes ao século 15 na área hoje ocupada pela cidade de São Paulo e uma pista de dança sensorial para pessoas com e sem deficiência auditiva  

Proposta da ação, a ser realizada entre os dias 23 e 28 de novembro, é reforçar a importância da inclusão, do resgate e da ocupação dos espaços urbanos de forma gratuita e democrática

Visualfarm é o estúdio responsável pela criação da exposição Os Mundos de Leonardo da Vinci, do Festival de Luzes e do show de drones apresentado na reinauguração do Museu do Ipiranga

Quem quiser vivenciar como era o espaço hoje ocupado pela cidade de São Paulo à época do descobrimento do Brasil e dançar em uma pista sensorial com efeitos vibratórios não pode perder a intervenção urbana que a Visualfarm - estúdio paulista que cria e desenvolve instalações e espaços narrativos com arte e tecnologia e assina, entre outros, projetos como a exposição Os Mundos de Leonardo da Vinci e o Festival de Luzes – vai realizar entre os dias 23 e 28 de novembro, na Praça dos Arcos.

Serão duas ações para o público. A primeira é o Visualdome – parceria entre a Visualfarm e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProAC ICMS –, um domo geodésico similar a um planetário e com 18 metros de diâmetro. Com projeções, vai proporcionar uma experiência imersiva para mostrar como era, no século 15, o relevo e a vegetação do espaço hoje ocupado pela capital paulista. A equipe da Visualfarm está recriando as imagens em 3D, obtidas a partir de pesquisas.

A segunda é o Tactile, apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProAC Direto, uma pista de dança sensorial com efeitos vibratórios, música e imagens que procuram representar ou traduzir as diversas frequências sonoras. Ele foi especialmente concebido para pessoas com e sem deficiência auditiva e cada uma delas receberá uma faixa para prender seu celular ao corpo e, com o app Tactile instalado, vão sentir a vibração que reproduz, de forma tátil, a experiência rítmica e sonora da música tocada pelo DJ, acompanhada de imagens criadas ao vivo.

A proposta das intervenções é reforçar a importância da inclusão, do resgate e da ocupação dos espaços públicos de forma gratuita e democrática. A Praça dos Arcos, localizada na confluência das avenidas Paulista, Rebouças e Angélica e rua da Consolação, foi escolhida por ter se tornado somente um ponto de passagem.

O diretor criativo do estúdio Visualfarm, Alexis Anastasiou, diz que “nossa intenção, com essa intervenção que combina duas ações diferentes, é criar pontes entre pessoas com e sem deficiência auditiva e entre o Brasil do passado e o de hoje. Por meio dessas pontes podemos gerar reflexões e mudanças de que vamos precisar nos próximos tempos”.

De acordo com Anastasiou, “não podemos simplesmente desistir dos espaços da cidade, aceitando a existência desses vazios urbanos que se transformaram apenas em corredores. Ainda dá tempo de criar soluções alternativas à degradação e incrementar a convivências entre as pessoas”.

Serviço

Intervenção na Praça dos Arcos, entre os dias 23 e 28/11, com duas ações:

  • Visualdome, projeções imersivas no domo, das 12 às 18h40
  • Tactile, pista de dança sensorial, das 19 às 20 horas

Local: Praça Marechal Cordeiro de Farias (conhecida como Praça dos Arcos), que fica na confluência das avenidas Paulista, Rebouças e Angélica e rua da Consolação. Lá haverá segurança e banheiros químicos.

Como chegar:

Metrô Consolação (linha Verde) e Metrô Paulista (linha Amarela)

Realização: Visualfarm em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProAC Direto (Tactile) e ProAC ICMS (Visualdome).

 

Sobre a Visualfarm

Criada em 2003 por Alexis Anastasiou, a Visualfarm é um estúdio paulista que cria e desenvolve instalações e espaços narrativos com arte e tecnologia, combinado arte, entretenimento, design e robótica. Utilizando som e luz em suas vertentes digitais da projeção, laser, LED e efeitos visuais, a Visualfarm reúne uma equipe multidisciplinar capaz de realizar projetos bastante completos.

O estúdio é responsável pela realização, entre outros, da exposição Os Mundos de Leonardo da Vinci, além das projeções e show de drones que marcaram a reinauguração do Museu do Ipiranga. A Visualfarm é pioneira na produção de megaprojeções e espetáculos com imagens criadas por frotas de drones em voos sincronizados, e desenvolveu ainda os festivais Vídeo Guerrilha e de Luzes, que se realiza em São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro.

 

Sobre Alexis Anastasiou

Alexis começou sua carreira como pioneiro VJ de festas na cena underground, no final da década de 90. Com a explosão da música eletrônica no começo dos anos 2000, a estética das projeções acabou sendo procurada para as festas e eventos corporativos e Alexis abriu o estúdio Visualfarm em 2003.

A Visualfarm reúne uma equipe multidisciplinar que possibilitou o desenvolvimento de projeções mapeadas e dos Fulldomes no Brasil. Em 2010, Alexis inicia o projeto Vídeo Guerrilha, um festival de megaprojeções que ganhou prêmios e teve seis edições dentro e fora do País. Desde então, Alexis e a Visualfarm vêm fazendo projeções em todos os principais marcos arquitetônicos no Brasil e em mais de 10 países, tendo ganhado diversos prêmios internacionais de qualidade estética, técnica e de resultados de marketing.

Em 2017, Alexis lançou o livro Mappingfesto, o manifesto do mapping, que aponta para um futuro no qual as cidades serão modificadas com instalações permanentes de projeções em grande formato, possibilitando uma nova era digital no urbanismo e na arquitetura.

Em 2018, a primeira edição do Festival de Luzes de São Paulo foi realizada pela Visualfarm em grandes marcos da cidade. Em 2019, ocorreu a segunda edição do FLSP, com espetáculo de imagens compostas por drones sincronizados no parque do Ibirapuera. Também nesse ano, Alexis recebeu o prêmio da Media Architecture Bienalle, em Pequim, pelo projeto Chave do Centro.

Em 2022, Alexis comandou a primeira edição do Festival de Luzes em Florianópolis, que ocupou três pontos emblemáticos da capital catarinense. Outro destaque desse ano foi o voo de 200 drones na reabertura do Museu do Ipiranga, que marcou a comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil. Em 2023, o Festival de Luzes faz sua primeira edição no Rio de Janeiro, com instalações em quatro pontos da cidade: Praça Mauá, Rocinha, Morro Dona Marta e praia do Leme. Alexis assina ainda a exposição Os Mundos de Leonardo da Vinci.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.