23/11/2023 às 23h36min - Atualizada em 23/11/2023 às 23h36min

“O povo brasileiro não pode esquecer das crianças” — Pelé, após fazer o milésimo gol

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Existem mais escravos hoje do que na época em que a escravidão era legalizada. Atualmente o tráfico de homens, mulheres e crianças movimenta 150 bilhões de dólares por ano: acima das armas ilegais e das drogas; porque é possível vender uma criança dez vezes ao dia, mas a cocaína só se vende uma vez. Existe o tráfico para exploração sexual, remoção de órgãos e tecidos; trabalhos forçados, trabalho escravo e adoção ilegal; e até o de animais para fins sexuais. De acordo com as Nações Unidas mais de 30 milhões de pessoas vivem escravizadas no mundo: 10 milhões são crianças, sendo que 2 milhões são utilizadas para o tráfico sexual. O Brasil tem o segundo maior tráfico de crianças no mundo, abaixo apenas da Tailândia. A cada ano desaparecem 40 mil crianças no Brasil: 15% nunca foram encontradas.
Som da Liberdade (2023), em exibição nos cinemas, foi engavetado pela Fox após a empresa ter sido comprada pela Disney. Isso até a Angel Studios da série The Chosen / Os Escolhidos bancar o longa-metragem de apenas 15 milhões de dólares com Mel Gibson na produção executiva, cuja bilheteria até agora é de 217,3 milhões de dólares no mundo. A trama conta a história real do ex-agente da CIA Tim Ballard (Jim Caviezel) após largar o emprego para resgatar centenas de crianças nas profundezas da selva colombiana com a ajuda financeira do empreendedor Glenn Beck, numa das cenas deletadas do filme. O herói tem 7 filhos com a esposa Katherine (Mira Sorvino) e 2 resgatados de traficantes. A estratégia dos criminosos é enganar os pais oferecendo um falso emprego de modelo aos filhos pequenos, promovido pela miss colombiana na vida real, Kelly Johana Suarez.
Busca Implacável (2008), escrito por Luc Besson, acabou virando uma trilogia, disponível no Star Plus, ao transformar Liam Neeson num astro de ação inusitado. As vítimas da vez são adolescentes estrangeiras, abordadas logo no aeroporto de Paris por traficantes disfarçados de turistas, a fim dividir o táxi e revelar a hospedagem das vítimas aos pedófilos com quem trabalham. A película inspirou Famke Janssen a agir na luta contra a corrupção como Embaixadora da Boa Vontade sobre Drogas e Crime.
Rambo Até o Fim (2019), na Netflix, Telecine e Prime Video, surpreendeu nesse sentido ao abordar um tema tão delicado. O ex-boina verde (Sylvester Stallone) travestido de caipira tenta viver agora uma vida tranquila no rancho de sua família no Arizona a algumas horas da fronteira com o México; acompanhado de Maria Beltran, cuidadora de seu pai Reevis Rambo (1922 – 2000). No entanto, do outro lado da fronteira, a teimosa neta dela Gabrielle (Yvette Monreal) é capturada por traficantes do Cartel Martinez, o qual gerenciam uma rede de prostituição com ajuda da bebida Boa Noite Cinderela. Na casa da contrabandista disfarçada, há um pôster na geladeira sobre as Mães da Plaza de Mayo, cujo movimento começou na Argentina durante a década de 1970 exigindo que o governo fosse responsabilizado pelo desaparecimento em massa de crianças.
A ex-policial americana Kathryn Bolkovac foi contratada em 1999 pela DynCorp para trabalhar nas Nações Unidas, de modo a investir contra o abuso sexual e a prostituição forçada na Bósnia-Herzegovina, após a guerra dos Balcãs. Ocorre que a detetive acaba descobrindo o envolvimento de dezenas de agentes da ONU com o tráfico de adolescentes no Leste Europeu, cuja intenção é escravizá-las sexualmente, embora ao investigar o caso acabe sendo despedida. A partir daí escreve uma biografia homônima adaptada para o cinema como A Informante (2010), no Prime Video, estrelado por Rachel Weisz em destaque no cartaz com a frase: “Nada é mais perigoso que a verdade”; enquanto Monica Bellucci interpreta a perfeita burocrata da ONU. Em 2015, Kathryn foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.