23/11/2023 às 23h33min - Atualizada em 23/11/2023 às 23h33min

Das Mãos do Imperador

O espetáculo mostra do ponto de vista teatral a deformação dos dogmas religiosos, sociais e políticos  ocorridos no Primeiro Concílio de Nicéia, em 325 DC e relata os artifícios e as manipulações do Imperador Constantino I, para que o povo seguisse seus critérios às cegas e inconscientemente, garantindo-lhe assim, o “Status Quo.” 
SINOPSE 
A obra conta a história do Primeiro Concílio de Nicéia, organizado pelo Imperador romano Constantino I, em 325 da Era Cristã. Foi neste Concílio, com a presença de mais de 300 bispos de todo o Império e dos representantes diretos do Papa, que o Novo Testamento da Bíblia foi elaborado, considerando alguns dos inúmeros evangelhos existentes na época. Essa é a origem do Novo Testamento da Bíblia Católica que conhecemos hoje.   Ao tecer esta narrativa, o espetáculo mostra um paralelo com a realidade sócio-política-religiosa atual. Sendo assim, a trama se torna envolvente, instigante e reveladora de um universo pouco conhecido sobre Novo Testamento, levando o público a refletir sobre os dogmas das religiões nos dias de hoje.
Relevância 
O espetáculo “Das Mãos do Imperador” tem como objetivo provocar reflexões através da apresentação de fatos históricos que norteiam grande parte da humanidade até hoje. Desse modo, o espetáculo promete contribuir com a incitação do público ao debate consciente sobre as religiões, a cultura, a política e o comportamento da religiosidade ocidental até hoje. Esta conscientização tem se mostrado cada vez mais essencial na busca por uma sociedade mais harmoniosa e justa.
Adaptação
A adaptação do livro “Das Mãos do Imperador”, do escritor Marinho Piacentini, para a linguagem teatral foi realizada pelo próprio autor e pelo ator Walter Steiner.  Walter, ao ler o livro, vislumbrou a possibilidade de adaptá-lo para o palco por ser um tema tão precioso e instigante para os dias de hoje. Conforme o andamento dos ensaios Piacentini e Steiner fizeram uma adaptação para o teatro. Por meio de um tratamento coloquial dos fatos históricos ocorridos na época e com uma abordagem profunda, mas de fácil compreensão, a adaptação  visa elucidar como os principais temas envolvidos nos debates do Primeiro Concílio de Nicéia, realizado pelo Imperador Romano Constantino I em Nicéia (hoje IZNIK na Turquia), no ano de 325 DC, resultaram na compilação do Primeiro Testamento da Bíblia que conhecemos até hoje.
Dramartugia
Marinho e Walter buscaram as figuras mais importantes do Concílio de Nicéia para representar esta trama acontecida no século IV que norteou o comportamento de quase um terço da humanidade até os dias atuais.  
Quatro atores representarão as personagens principais do Concílio: O Arauto que contará a história; O Imperador Constantino I; o Bispo Atanásio  (teólogo e diácono egípcio) representante do Papa Silvestre na época, e o Mestre Árius (sacerdote e teólogo da Líbia). 
Uma atriz convidada e devidamente caracterizada representará o Pajem do Imperador, o Guarda do Palácio,  o Médico e o Biógrafo do Imperador.
Iluminação
A iluminação terá variações de intensidades e cores de acordo com a dramatização e as emoções de cada cena. Luzes virão das laterais em algumas cenas, luzes frontais em outras, luz de ribalta e focos individuais em cores variadas.  Na prisão do Árius uma luz vermelha vindo de baixo para cima mostrará o sofrimento do personagem acorrentado na canga.
Trilha Sonora
A trilha sonora pretende pontuar todo o espetáculo dispondo dos recursos musicais de hoje. Para isso será utilizada músicas eletrônicas, medievais, árabes, cantos gregorianos e sons sintetizados. No início do espetáculo, um texto gravado situará o público sobre o tema e os acontecimentos que virão, e outro no final do espetáculo situará o público das deliberações e fatos históricos que aconteceram no Primeiro Concílio de Nicéia, organizado pelo Imperador Romano Constantino I no ano de 325 DC.
Serviço: Recriarte Rua Fradique Coutinho, 994 - Vl. Madalena (Em frente à Livraria da Vila) Estacionamento ao lado do teatro | Ingressos antecipados (11) 99197-4877 e no Sympla | 24 de novembro e 1 de dezembro - 20h30

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.