22/09/2023 às 00h33min - Atualizada em 22/09/2023 às 00h33min

Stallone e Keanu Reeves ressuscitam os melhores filmes de ação

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Sylvester Stallone comandou a geração de ouro dos filmes de ação, mas na terceira idade voltou no tempo de modo a apresentá-la aos mais jovens. Dessa forma, a franquia Os Mercenários trouxe a possibilidade de qualquer astro participar, incluindo Schwarzenegger ao suspender a corrida pela Casa Branca e Chuck Norris à aposentadoria ao homenagear seu primeiro grande sucesso: McQuade, o Lobo Solitário, enquanto Dolph Lundgren, Mickey Rourke e Jean-Claude Van Damme saiam da geladeira, e Wesley Snipes da prisão, após sonegar impostos. O vilão de Van Damme (Vilain), foi inspirado no poeta francês Paul Verlaine, de caso com o colega Arthur Rimbaud (Rambo). Os Mercenários (2010), disponível na Netflix, contém cenas gravadas no Rio de Janeiro, pela brasileira Gisele Itié, inspirado na vida do ditador e traficante de drogas panamenho Manuel Noriega quando era financiado pela CIA do ex-agente James Munroe (Eric Roberts). Já Bruce Willis foi mercenário demais até  Harrison Ford substituí-lo, e completar a trilogia. Ao contrário das mercenárias, símbolo da diversidade: Giselle Itié, Megan Fox, Ronda Rousey, Nan Yu e Levy Tran; enquanto Terry Crews dava lugar à 50 Cent; Antonio Banderas á Andy Garcia e Jet Li aos indonésios: Iko Uwais e Tony Jaa. Iko foi revelado em Operação Invasão (2011), sendo um dos melhores lutadores de artes marciais do cinema, cujo professor Yayan Ruhian foi seu rival no filme de apenas 1,1 milhão de dólares e o de John Wick em “Parabellum” junto á Mark Dacascos, de O Pacto dos Lobos. Ruhian havia treinado integrantes do Serviço Secreto da Indonésia com seu estilo de luta indigena chamado Pencak Silat ao lado de 50 lutadores que participaram do longa, cuja sequência traz planos-sequência ainda melhores protagonizadas pela dupla; á Garota do Martelo e o do Taco de Baseball. Os Mercenários 4 (2023), que estreou nos cinemas quinta-feira (21), contém cenas gore ultraviolentas para maiores de 18 anos; entregando tudo aquilo que os fãs esperam de um roteiro coerente, enxuto e sem lacração, principalmente. Lundgren e Couture ganharam mais destaque desta vez, embora quem rouba a cena seja o par romântico formado por Jason Statham e Megan Fox que acaba liderando a equipe de ponta a ponta.
Antes de dirigir John Wick, Chad Stahelski foi dublê de Brandon Lee em O Corvo e de Keanu Reeves em Matrix, por isso existem tantas referências ao Jogo da Morte e à Operação Dragão, ambos com Bruce Lee e Chuck Norris no elenco, cuja cena dos espelhos remete também ao labirinto em 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro. Curiosamente, o papel principal foi oferecido a todos os astros de ação mencionados acima, inspirado em Paul Newman: um matador de aluguel aposentado pela morte da esposa Helen (Bridget Moynahan): “De Volta ao Jogo” pela morte do cachorro beagle, que ganhou dela de presente; e pelo roubo do seu valioso Mustang 1969. O nome verdadeiro de Wick, é Jardani Jovanovich: Jovan é a forma hebraica sérvia do nome John “filho de João do jardim”, enquanto “Parabellum” vem do latim: “Si vis pacem, para bellum”: “Se você quer paz, prepare-se para a guerra”. À exceção dos atropelamentos, Keanu Reeves participou de todas as cenas de ação, de forma cadenciada e harmoniosa aos efeitos sonoros; a trilha musical; e ao som das armas de fogo; facas, e até tchaco após treinar judô e jiu-jitsu brasileiro por 6 meses antes de cada filme da franquia: na S.W.A.T. de Los Angeles e com alguns amigos SEALs. Tal qual Adrianne Palicki e Halle Berry, principalmente, ao quebrar três costelas durante as 4 horas por dia ao lado dos fiéis cães Malinois ensaiando as melhores cenas de ação com cães de todos os tempos, em homenagem à Casablanca. Mel Gibson, vilão de Os Mercenários 3 (2014), junto à versão mais jovem de Winston Scott, interpreta o gerente da rede de hotéis para mafiosos na série semanal dividida em 3 partes, a partir do dia 22 de setembro no Prime Vídeo. O Continental: Do Mundo de John Wick (2023) foi ambientada nos anos 1970 descrevendo este personagem à parte; com moeda própria e regras peculiares, capaz de banir (excomunicado) aqueles membros do hotel que perderam a proteção da Alta Cúpula. Logo após atuar em John Wick 4: Baba Yaga (2023), faleceu Lance Reddick, o recepcionista desta filial em Nova York dos dias atuais. “Baba Yaga” tem sequências eletrizantes nas ruas e escadarias de Paris com o cachorro do Sr. Ninguém (Shamier Anderson) e o mafioso em homenagem ao do James Bond: “dentes de aço”, embora a sequência inicial no Japão enfatize um combate histórico entre os ícones da sétima arte: Donnie Yen, um mestre cego como o de Rogue One, contra Hiroyuki Sanada de 47 Ronin.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.