01/09/2023 às 00h56min - Atualizada em 01/09/2023 às 00h56min

Hora da Velocidade

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Ford vs Ferrari (2019) retratou o fim da hegemonia da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans desde os anos 1950, graças aos dois ex-pilotos contratados pela Ford, Ken Miles (Christian Bale) e Carroll Shelby (Matt Damon) após desenvolverem o modelo GT40, fruto de quatro vitórias seguidas, até a primeira vitória da Porsche, em 1970. Henry Ford foi quem idealizou a produção em massa do automóvel em 1903, enquanto o lendário Enzo Ferrari reinventou o automobilismo por amor ao esporte, apesar de quase falir antes da Fiat comprar a escuderia italiana que venceria novamente apenas em 2023.
A Tríplice Coroa do automobilismo consiste vencer na carreira as tradicionais 500 Milhas de Indianápolis (desde 1911), as 24 Horas de Le Mans (desde 1923) e o Grande Prêmio de Mônaco (desde 1929); enquanto a Tríplice Coroa em corridas de resistência apresenta Le Mans, as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring. Grand Prix (1966) e Le Mans (1971) são os clássicos automobilísticos mais cultuados pelos fãs. Ao contrário de Rush e Ford x Ferrari que abusam de efeitos especiais, os dois primeiros foram gravados literalmente em corridas reais. No documentário Steve McQueen: The Man & Le Mans (2015) é revelado a paixão do ator pelas corridas, acima da carreira. Porém, se Hollywood não permitiu que o astro corresse às 24 Horas de Le Mans em 1970 para o filme, ele ficou em segundo lugar nas 12 Horas de Sebring, atrás de Mario Andretti, determinado a “não ser derrotado por uma estrela de cinema”. O resultado, no entanto, “nos permitiu manter a liderança no Campeonato Mundial de Marcas” — escreveu Ferry Porsche a McQueen. Sem um roteiro definido, a trama de Le Mans se sustenta pelo amor platônico entre o piloto da equipe Porsche, Michael Delaney (McQueen) e a viúva (Elga Andersen) do ex-rival Piero Belgetti, falecido no ano anterior quando ambos se envolveram num terrível acidente. O restante são imagens documentais dos boxes e do duelo entre o Porsche 917 e a Ferrari 512S — incluindo os acidentes reais com esses mesmos carros, captados por câmeras onboard que revolucionaram a indústria do cinema. Contudo, o estouro do orçamento arruinou a produtora de McQueen e o seu casamento com Neile Adams, envolvida com Maximilian Schell, embora, salvo engano, ele também estivesse envolvido com Elga Andersen, ambos vítimas de câncer na flor da idade.
Sem um roteiro definido, o orçamento de Dias de Trovão (1990) também estourou, embora Tom Cruise tenha se casado com Nicole Kidman durante as filmagens, com quem atuou novamente em Um Sonho Distante e em De Olhos Bem Fechados após o divórcio com Mimi Rogers. O “Top Gun Sobre Rodas” de Tony Scott com trilha sonora de Hans Zimmer e David Coverdale, conta novamente com um rebelde teimoso de moto e jaqueta de couro ao desistir das 500 Milhas de Indianápolis, quando é recrutado para o Daytona 500 da NASCAR, amparado pela figura paterna do mecânico interpretado por Robert Duvall em vez de Viper em Top Gun. Ocorre que um acidente quase fatal com o rival Rowdy Burns (Michael Rooker) destrói a confiança de Cole Trickle (Tom Cruise) em si mesmo, cujo algoz, mistura de Iceman e Goose, torna-se seu grande amigo no futuro. 
Por fim, o piloto britânico Jann Mardenborough, filho do jogador de futebol inglês Steve Mardenborough apesar de ter sido apenas vice-campeão da F3 japonesa e ficado em terceiro em Le Mans, foi o mais jovem piloto profissional da história sem nunca ter dirigido um carro de corrida antes, graças ao primeiro simulador amador de corrida profissional reconhecido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em 2006, como o único simulador real de um vídeo-game. Naquele mesmo ano, o executivo de marketing da Nissan, interpretado por Orlando Bloom, fundou a GT Academy em que Jann foi campeão, cuja jornada do herói assemelha-se à dos protagonistas mencionados acima. Dessa forma, Gran Turismo: De Jogador a Corredor (2023) que estreou semana passada nos cinemas como um dos melhores do ano, conta com os mesmos clichês dos filmes mencionados acima, já que o seu mentor, vivido brilhantemente por David Harbour, foi um ex-piloto transformado em mecânico após um terrível acidente. Antes de ser o dublê de Archie Madekwe que o interpretou no longa, Jann sofreu um trauma parecido: os pais e a namorada — vividos pela Spice Girl Geri Halliwell, Djimon Hounsou e a jovem de 26 anos Maeve Courtier-Lilley — o impediram de desistir ao saber que um espectador havia morrido no acidente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.