06/07/2023 às 23h30min - Atualizada em 06/07/2023 às 23h30min

Rambo faz 40 anos

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Guerra do Vietnã: A Batalha que a Mídia Venceu (2017), minissérie documental disponível na BP Select, indica no episódio “deja vu” que os EUA financiaram a URSS na 1.ª e na 2.ª Guerra; e a independência do Vietnã contra os franceses, salvando a vida do futuro presidente Ho Chi Minh que enganou aquela nação após a queda dos colonizadores, semelhante ao ocorrido na Coréia e na Alemanha, dividida pelo Muro de Berlim. O presidente Kennedy se sentia culpado por não ter impedido a revolução cubana, uma vez que o êxito dos vietcongues seria fundamental para os soviéticos dominarem toda a Ásia. Contudo, a guerra resumiu-se à bombardeios inúteis por 30 anos concentrados na trilha que dividia os dois lados porque era reconstruída pelos aldeões no mesmo dia, enquanto soldados americanos desnorteados deixavam rastros evidentes de bituca de cigarro pelo caminho à disposição do inimigo bem mais preparado. O acordo de paz assinado por Nixon não impediu outra guerra fratricida após a tomada de Saigon pelos combatentes do norte em 30 de abril de 1975, provocando um êxodo de 75 mil civis amontoados numa frota improvisada de cargueiros e barcos de pesca, visto em Vietnã: Os Últimos Dias (2014) e Braddock 3 — O Resgate (1988). As previsões mais pessimistas daqueles fugitivos acabaram se confirmando, pois, o novo governo unificado sob rígidas diretrizes comunistas impôs logo a coletivização da agricultura e a nacionalização da indústria, cuja inflação atingiu 700% ao ano, a exemplo do Camboja.
Enquanto isso, protestos violentos anti-guerra ocorriam nos EUA da contracultura, quando um boina verde malvestido com a medalha de honra no peito chega ao Condado de Basalt após ser expulso de outras 15 cidades. Sem amigos, emprego ou o reconhecimento da população, aquele jovem de pensamentos confusos é detido imediatamente pelo chefe da polícia local que havia participado na Guerra da Coreia. Em Primeiro Sangue de David Morrell, a caçada ao fugitivo psicótico traumatizado dura dias intermináveis pelas montanhas, onde inúmeros policiais foram mortos sem piedade. A mãe de Rambo morreu de câncer e o pai alcoólatra tentou matá-lo com uma faca, fazendo-o fugir de casa com apenas um arco e uma flecha. Rambo — Programado para Matar (1982) fez 40 anos e quase foi estrelado por Robert De Niro ou Clint Eastwood, na onda de Taxi Driver, O Franco Atirador e Amargo Regresso, resumindo em tempo real com excelência a obra literária de 1972.
Chuck Norris e Jean-Claude Van Damme tornaram-se grandes astros de ação pela produtora Cannon Films dos primos israelenses Menahem Golan e Yoram Globus após o sucesso de Operação Thunderbolt, baseado no sequestro do voo da Air France pela Frente Popular para a Libertação da Palestina, cuja ideologia combinava elementos leninistas e anti-sionistas. Em parceria com a saudosa America Video no Brasil, a Cannon chegou a produzir 43 filmes num único ano, cujos bastidores podem ser conferidos no documentário disponível no Youtube Electric Boogaloo: The Wild, Untold Story of Cannon Films. Dirigido e produzido por eles e os cartunistas, William Hanna e Joseph Barbera, Comando Delta (1986), embora exagerado, foi extremamente fiel ao sequestro do voo 847 da TWA e à operação fracassada Eagle Claw, incluindo a morte verídica do fuzileiro naval, tal como a entrevista do piloto à imprensa na janelinha do avião. O ex-integrante Eric L. Haney no seu livro: Força Delta — por Dentro da Tropa Antiterrorista Americana confirma que os veículos e os uniformes utilizados no filme foram réplicas perfeitas, exceto pelos mísseis, enquanto a música tema revigorante abriu as 500 Milhas de Indianápolis entre 1988 e 1998. Lee Marvin, morreu de câncer, meses depois; o “Ninja” Steve James aos 41 anos; e George Kennedy da franquia Aeroporto e Corra Que a Polícia Vem Aí! apenas em 2016, aos 91 anos. Charles Bronson só não o substituiu porque o seu Desejo de Matar 2,3,4 e 5 era maior.
Em cada Natal das últimas 3 décadas, os romenos relembram a revolução em 25 de dezembro de 1989 quando o ditador Nicolae Ceausescu foi fuzilado ao lado da esposa num evento transmitido ao vivo pela TV, cujos métodos repressivos de vigilância e controle incluíam racionamento de comida, eletricidade, água quente (sob invernos rigorosos), cota de 25 litros de gasolina por mês com rodízios nos finais de semana, onde um único canal de TV exibia somente notícias falsas do governo em duas horas de programação diária. Todavia em 1985, um alto funcionário daquele regime totalitário resolve contrabandear fitas VHS com o intuito da colega responsável pela censura dublá-las sozinha, sobrepondo com carinho as falas de todos os personagens em mais de 3 mil filmes. No entanto, os moradores de Bucareste precisavam cobrar ingresso dos vizinhos, já que o preço do videocassete equivalia a um carro popular. Dessa forma, as mensagens consumistas e religiosas da cultura americana acordaram aquela nação inspirada no heroísmo de Braddock — O Super Comando (1984) em homenagem ao irmão de Chuck Norris morto na Guerra do Vietnã; estreando curiosamente antes do prelúdio: Braddock II — O Início da Missão (1985) e de Rambo 2 — A Missão (1985) em razão do mesmo roteiro escrito por James Cameron, todos disponíveis na Prime Video, enquanto o documentário: Chuck Norris Contra o Comunismo (2015) pode ser visto gratuitamente no Youtube.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.