01/06/2023 às 23h06min - Atualizada em 01/06/2023 às 23h06min

​Novos cliclistas são “abandonados” por Grupos na Marginal Pinheiros

Com a opção massiva pelo automóvel, o trânsito nas grandes cidades ultrapassa os limites para locomoção e o transporte por meio de bicicletas passa a figurar como bandeira de grupos que defendem o direito de ir e vir.  A organização dos grupos de ciclistas foi inspirada passeios de bicicletas conhecidos como "critical mass", "massa crítica" ou, como ficaram conhecidas, "bicicletadas". Lançado nos Estados Unidos, na década 1990, e em expansão no Brasil na década de 2000, o movimento busca um novo modelo de cidades baseado nas pessoas e não em carros.
A conscientização da população refletiu na elaboração de políticas públicas voltadas para a mudança no trânsito. Passeios de bicicleta já se tornaram uma realidade na vida paulistana. Famílias se reúnem para andar com a 'magrela'. Muitos iniciantes procuram grupos para circular com mais segurança. Porém, é preciso estar atento e fazer a escolha acertada.

Depoimentos apontam problemas
“Meu primeiro pedal a noite para o Ibirapuera SP e foi uma decepção, com o grupo que me apresentaram! Acreditem, deixaram nós duas sozinhas e será que estão certos?” M.R.

“Não tem desculpa, quem 'puxa' o pedal, o líder, tem que ver quem está levando, e se levar tem que 'esperar'! Para isso ele é o líder”. R.S.

“Voltei por anos, principalmente na pandemia, tarde da noite e passava na região do Ibirapuera e vimos sim vários grupos e seus líderes não respeitarem farol vermelho, fazendo zigue-zague na via e muita bagunça, parando cruzamento sem menor cuidado, e colocando em risco ele e a outras pessoas, se achando ‘donos da avenida’ com regras da cabeça deles. Também notamos muitos grupos bem formados, compactos e separados, além de saber respeitar a sinalização”. J.A.

“É uma pena! Isto já aconteceu comigo, mas tem que chegar no organizador e falar que voces estão no grupo e não querem ficar sozinhas! E outra, tem outros grupos que podem acolher todos. Não deixem de pedalar. É muito bom!” C.N.

“Eu tenho bicicleta. Mas não tenho coragem de sair para pedalar, nem no bairro”. W.G.R.

Benefícios de fazer parte de um grupo de ciclismo
A organização 'Tembici' afirma que participar de um grupo de bike é uma atividade enriquecedora. Uma das vantagens de fazer parte de uma comunidade de ciclistas é poder encontrar aquela que mais combina com os objetivos que você está procurando. Há grupos de bike para iniciantes, intermediários e pessoas mais experientes.Além disso, também há grupos de ciclismo feminino, de bicicletas urbanas, 'road bikes', 'hardtail, full suspension' e muitos outros espalhados pelo Brasil, que se reúnem em busca de aproveitar a pedalada da melhor maneira possível.

Troca de dicas
Um dos melhores benefícios de fazer parte de um grupo de ciclismo é a troca de dicas e informações. Ao conhecer ciclistas mais experientes que fazem parte da mesma comunidade, você pode aprender técnicas, cuidados necessários e termos que iriam levar mais tempo para descobrir sozinho. Além disso, o grupo de ciclismo é uma ótima oportunidade para fazer novas amizades e esclarecer possíveis dúvidas sobre trajetos, equipamentos, regras de trânsito e muito mais.
Ao começar uma nova atividade, é muito comum pensar em desistir. Contudo, em um grupo de ciclistas, você pode contar com pessoas ao seu redor que o estimulam a seguir em frente e o encorajam a melhorar cada vez mais durante os trajetos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.