13/04/2023 às 22h38min - Atualizada em 13/04/2023 às 22h38min

​Inaugurado mural “Fraternidade”, de Kobra, na Igreja do Calvário

O mural, nas paredes muradas da Igreja do Calvário, em Pinheiros, foi finalizado, assinado e entregue por Eduardo Kobra na manhã do último dia 9 de abril. Depois, aconteceu um almoço preparado pelo chef Henrique Fogaça para 120 pessoas - 80 delas resgatadas pelo projeto “Cracolândia - da Pedra para a Rocha” e 40 atendidas pelo projeto “Fraternidade O Caminho”.  O evento do Instituto Kobra contou com a parceria da Igreja do Calvário, que preparou o muro e os andaimes necessários para a pintura e cedeu suas instalações e estrutura para o almoço. Ele inaugurou o mural “Fraternidade”, na Paróquia São Paulo da Cruz (Igreja do Calvário), na rua Cardeal Arcoverde, 950, esquina com a rua Henrique Schaumann. Por volta das 11h, diante de muitas pessoas, entre fãs de seu trabalho e curiosos, Kobra deu os últimos retoques e assinou o mural de 62,70 metros por 7,60 metros, onde  foram utilizados 200 litros de tinta, 60 litros de solvente, 30 rolos de fita crepe e 120 latas de spray.
Kobra também destaca a receptividade que recebeu deste o início de todos na Igreja do Calvário. De acordo com o Padre Norberto Donizetti Brocado, que lidera a paróquia, “desde quando nos foi apresentado pelo Instituto Kobra o projeto para uma nova pintura no muro , o abraçamos com ousadia e esperança. Creio que arte dessa pintura pode gerar sempre mais a solidariedade e fraternidade entre todas as pessoas”. Durante a inauguração, o padre abençoou o mural: “Que essa obra de arte seja para o bairro de Pinheiros, para a cidade de São Paulo, para o Brasil e para o mundo, um sinal de que é possível ter um novo jeito de nos doarmos, de resgatarmos pessoas para a vida e de sermos sempre fraternos”.  O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Dom Rogério Augusto das Neves, destacou que “solução para todos os problemas a gente não tem, mas iniciativas como essas, de pessoas que se empenham em prol de boas causas, podem amenizar os problemas de muitas pessoas”. 
Kobra fala sobre o processo produtivo do mural que entregou no domingo. “Resolvi utilizar uma imagem direta para falar desse tema tão delicado: a fome”, diz, acrescentando que gostaria de não precisar falar sobre esses assuntos nos murais. “Se o mundo fosse diferente, eu não falaria sobre esse tema. Mas basta a gente andar pelas cidades do Brasil ou mesmo em grandes cidades e capitais do mundo, que a gente vê famílias inteiras nas ruas, pessoas em situação de fome, muitas vezes devido a outro grave problema, que é o desemprego".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.