06/04/2023 às 23h45min - Atualizada em 06/04/2023 às 23h45min

​Trilogia da Fé

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Jesus é o guia e modelo da humanidade, em comunhão indescritível com Deus; o ser humano mais perfeito que já encarnou na Terra, de modo a se confundir com próprio o Criador do Universo, agindo pelas mãos Dele, uma vez que o Cristo domina todos os ramos de conhecimento do planeta ao atingir o nível máximo de um anjo ou Arcanjo: o chefe dos anjos. Apenas um Espírito santificado, puro e infalível recebe esse título, originário do latim “Christu”, do grego “Khristós”; equiparado aos Devas hindus, ao Messias judaico e ao Demiurgo de Platão. Martin Scorsese quase virou padre antes de ser cineasta, mas foi influenciado pela onda hippie que dominava os anos 1960 e 1970 ao se apaixonar pela obra homônima do escritor grego Níkos Kazantzákis, a primeira parte da sua Trilogia da Fé, adaptada para o cinema. Na trama, ao contrário do Verdadeiro Ungido, o personagem interpretado brilhantemente por Willem Dafoe, é inseguro, cheio de medos e desejos, angústias e aflições, assim como o anjo Damiel em “Asas do Desejo” ao negar a sua transcendência pelo amor de uma mulher. Em A Última Tentação de Cristo (1988), disponível no MUBI, vemos um Jesus submisso aos apóstolos, sobretudo á Judas Iscariotes (Harvey Keitel), embora enxergue a face de Deus numa formiga, cuja jornada consiste em libertar a alma dos seres humanos ao invés de tão-somente o Povo de Israel, como queria o seu companheiro revolucionário. Esse carpinteiro feio de cabelos curtos, peito aberto e machadinha na mão, trabalhava para os romanos construindo cruzes e ensinando o povo através de linguagem literária em vez de parábolas, gerando insegurança a eles. Ao fugir da cruz, aquele mundano desiste da sua missão divina, a fim de constituir família após se casar com Maria Madalena (Barbara Hershey), tendo uma morte natural e tranquila, enquanto Paulo de Tarso pregava o seu Evangelho pelo mundo afora e o templo de Jerusalém era destruído.
Depois de retratar Jesus com tendências socialistas, Scorsese vai na direção oposta ao denunciar o genocídio tibetano orquestrado pelo ditador totalitário Mao Tsé-Tung. A segunda parte da trilogia é composta pela cinebiografia de Tenzin Gyatso, o 14.º Dalai Lama, cujo desejo espontâneo é atingir o mesmo status de Buda. Em sânscrito, uma das línguas sagradas do budismo, Bodhisattva significa qualquer pessoa, que ao alcançar a iluminação, decide em missão permanecer no plano físico, a fim de auxiliar os demais seres viventes. Em 1935, numa pequena vila próxima à fronteira chinesa, um menino de dois anos identifica a bengala, a tigela e os óculos do 13.º Dalai Lama após uma visão do regente do país. Dessa forma, o pequeno Lhamo Dhondup é levado ao Palácio Potala, na capital Lhasa, como o novo líder político e espiritual daquela nação teocrática ao norte da cordilheira do Himalaia. O elenco de Kundun (1997), disponível no MUBI, é formado apenas por tibetanos, já que nenhum ator americano foi contratado. Tenzin Thuthob Tsarong, o sobrinho-neto de Dalai Lama na vida real, interpreta o seu tio-avô adulto, sendo um homem resolutamente firme em suas convicções, enquanto a sobrinha Tencho Gyalpo, interpreta a sua mãe. Após dois séculos de luta intermitente pela independência do país, os representantes do governo chinês foram expulsos de lá em 1913, até a recém-formada República Popular da China invadi-lo novamente em 1949. Monges foram massacrados ao liderar a resistência, enquanto os mosteiros eram queimados pelas tropas chinesas à medida que avançavam. A reorganização comunista e à reeducação política e cultural do novo governo ateu permanece até hoje, cujo modelo opressivo provocou até agora o êxodo de 1/5 da população, incluindo o próprio Dalai Lama em 1959, que após evidentes ameaças de morte, consultou o Oráculo Nechung sobre a rota de fuga adequada até a Índia, onde vive até hoje, aos 87 anos.
Após O Espetacular Homem Aranha, Andrew Garfield se destacou interpretando um médico socorrista ao se recusar carregar armas na Segunda Guerra e um tetraplégico à sua condição vegetativa, tornando-se um dos primeiros fabricantes de cadeiras de rodas a pessoas com deficiências severas. Nesse sentido, em 1633 durante a inquisição, os padres jesuítas, Sebastião Rodrigues, baseado em Giuseppe Chiara (Garfield), e Francisco Garupe (Adam Driver), vão até Nagazaki à procura do seu mentor Cristóvão Ferreira (Liam Neeson) que havia sido forçado a auxiliar o novo regime feudal centralizado, sob a regência do xogunato Tokugawa, uma vez que o tirano considerava a fé católica das superpotências europeias uma grave ameaça política e econômica à Terra do Sol Nascente, formado de uma população miserável que em pouco tempo trocou aquele misticismo desnorteado da época pelo jugo leve e reconfortante do Cristo. Em 3 anos de vida pública o próprio Messias optou por transmitir o seu Evangelho apenas aos Israelitas, com mensagens pontuais aos romanos e aos samaritanos, deixando a Paulo de Tarso, a missão de convencer os Gentios de que o Deus Desconhecido deles é único e imaterial, tal como o de Moisés. No entanto, ao perceber a sua fundamental importância para com aqueles fiéis desamparados, Rodrigues poderia ter criado uma comunidade budista, transmitindo verdades universais, baseado nos valores cristãos, antes daqueles mártires acabarem morrendo presos á cruzes de madeira, onde a maré eventualmente os afogava. Em vez disso, para piorar, o jesuíta permaneceu recluso em sua casa metade da vida, ainda apegado a símbolos, contrariando o Segundo Mandamento de Deus: “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra”. (Deuteronômio 5:8). Silêncio (2016), disponível na BP Select e no MUBI, foi baseado no livro homônimo de Shūsaku Endō em 1966, inspirado numa comunidade cristã de Nagasaki.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.