01/12/2022 às 23h32min - Atualizada em 01/12/2022 às 23h32min

O Brasil ainda é o país do futebol?

Rogério Candotti | [email protected] | blogdorogerinho.wordpress.com

Na semana de jogos do Brasil na Copa comemora-se em 3 de dezembro o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, tema do longa disponível na Netflix e na Globoplay, baseado no livro homônimo de Cristóvão Tezza. O Filho Eterno (2016) foi dividido entre as Copas de 1982 e 1994 onde o escritor boêmio Roberto Tedesco (Marcos Veras) tem um filho com Síndrome de Down durante a derrota traumática do Brasil para a Itália, época em que se sabia muito pouco sobre a doença. As limitações intelectuais de Fabrício (Pedro Vinícius) foram consideradas pelo pai egoísta uma grande ameaça à liberdade do poeta, passível de desejar a morte do único filho. Por esse motivo, o deficiente intelectual passou a maior parte do tempo com a mãe (Débora Falabella), cujo desafio foi encarado de forma natural pela professora. Apesar disso, o pai intransigente tenta encontrar uma suposta cura para aquela alteração genética intrigante, mas o socialista é transferido para Florianópolis onde tem um caso extraconjugal, enquanto a esposa se sacrifica com muito amor ao lado do sogro, um relojoeiro que compreende o raciocínio peculiar do neto especial, fora do nosso tempo, que segundo o dicionário significa eterno.
Boleiros — Era uma Vez o Futebol (1998), disponível no Pluto TV, reúne grandes jogadores aposentados numa mesa de bar, sem TV a cabo ou celular para atrapalhar, interpretados por Adriano Stuart, João Acaiabe, Rogério Cardoso e Flávio Migliaccio. Histórias da época de Pelé quando não existia o Var que tomou o lugar do inesquecível morrinho artilheiro, igual ao da Rua Javari, na Mooca. Lá no estádio do Juventus, o “apito amigo” (Otávio Augusto) fez de tudo para o time adversário não cair para a 2.ª divisão sem a ajuda dos jogadores pernas de pau. Em seguida, o são-paulino roxo Lima Duarte interpreta um técnico palmeirense exigente como Telê Santana que vigia de perto o goleador mulherengo do alviverde imponente para ele não escapar da concentração na véspera do Derby Paulista. Noutro caso, o jogador da Lusa, Azul (Cléber Colombo) após fazer um dos gols mais bonitos da década, à la Dener, é sondado para atuar no estrangeiro. Curiosidade: Todos os Heróis do Tri jogavam em clubes brasileiros, porém, esse número caiu pela metade a partir do Tetra até o Penta. Atualmente, são apenas três jogadores convocados que atuam no país, incluindo o goleiro Weverton do Palmeiras, reserva da seleção para a Copa do Mundo do Catar. Entre eles, Neymar é o único atleta que a torcida canarinho se identifica, porque jogou no Santos de 2009 a 2013. Nesse período, o Menino da Vila conquistou três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012), uma Copa do Brasil (2010), uma Libertadores (2011) e uma Recopa Sul-Americana (2012). Foram 230 jogos e 138 gols. Ao contrário de Lionel Messi que saiu da Argentina com apenas 13 anos para jogar no Barcelona.
Em O Casamento de Romeu e Julieta (2005), no Prime Vídeo, o saudoso são paulino Luis Gustavo vive o palmeirense fanático Alfredo Baragatti, cuja filha Julieta (Luana Piovani) é a capitã do time de futebol feminino do clube. A musa foi batizada em homenagem aos craques Julinho e Echevarrieta, mas resolveu se apaixonar justamente pelo líder da torcida corintiana, Romeu (Marco Ricca), lembrando a rivalidade entre a família Capuleto e os Montecchio. O torcedor alvinegro, decidido a conquistá-la de vez, estuda o passado centenário do Palestra Itália e vai angustiado ao Parque Antártica, visando agradar o futuro sogro até não poder mais esconder sua verdadeira paixão futebolística.
Vitório (Edson Celulari) é um apaixonado torcedor corintiano na expectativa da estreia do Timão no Mundial de 2012, enquanto administra uma pizzaria no Bixiga com a ajuda da esposa Clarice (Soledad Villamil, de O Segredo de Seus Olhos), da filha Alícia (Giovana Echeverria) e do braço direito Cleomar (Leonardo Machado). Uma atmosfera gastronômica deliciosa, repleta de sabores e aromas inimagináveis, acompanhados dos melhores vinhos escolhidos a dedo. O pizzaiolo cego de infância ficou famoso no bairro formado por imigrantes italianos por sentir a massa da pizza por dentro e não se importar com a aparência das pessoas. O deficiente visual é convencido pela esposa argentina a operar a visão e enxergar a dura realidade mundana. Acontece que Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos (2018).
Enquanto isso, nos dias atuais, o “vizinho” Pedro Baresi, interpretado pelo são-paulino aficionado Tony Ramos, mantém uma tradicional cantina italiana à beira da falência. No entanto, após a morte da cadela, o proprietário decide se suicidar caso o time do coração ganhe o Campeonato Brasileiro em vez do Mundial, senão a comédia dramática, disponível do Telecine, perderia toda a graça, mesmo aos 45 do Segundo Tempo (2022). Mais tarde, o palmeirense radical reencontra seus melhores amigos do colégio Dante Alighieri, 40 anos depois, dispostos a convencê-lo a mudar de opinião. Ivan (Cássio Gabus Mendes) é um advogado rico que vive um casamento conturbado com Lilian (Denise Fraga), enquanto o padre Mariano (Ary França) deseja largar a batina para namorar a sua ajudante na Igreja. O trio ao invés de lamentar a crise existencial que os contaminou, viaja de ônibus até uma cidadezinha no interior de São Paulo a fim de reencontrar a paixão juvenil deles, Soninha (Louise Cardoso), viúva do amigo que faleceu recentemente onde passaram os melhores anos da sua vida.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadepinheiros.com.br/.